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Para a plastivida, plano do Carrefour de cobrar pelas sacolas penaliza o consumidor e não resolve a questão ambiental

Recentemente, a rede de supermercados Carrefour anunciou uma série de medidas para banir, em quatro anos, o uso de sacolas plásticas. No lugar das sacolinhas, a rede comercializará as sacolas retornáveis, além de sacolas biodegradáveis, que também serão vendidas na boca do caixa.

Este plano de banir as sacolas plásticas deve causar arrepios no xiquito banana. O apelido mudou depois que ele fugiu do debate sobre plástico e destinação final em Piracicaba no dia 19 de maio de 2009. De xico tóxico evoluiu para xico bisfenol tóxico e agora, pós Piracicaba, foi rebaixado a xico ou xiquito banana.

Apoiamos a iniciativa do carrefour de banir as sacolas plásticas de uso único com duas ressalvas. A primeira é que quatro anos é uma eternidade e nesses quatro anos a rede terá jogado no ambiente mais de 7 bilhões de sacolas.

O carrefour poderia simplesmente banir com um mês de aviso prévio aos clientes, isto é, quando o inverno chegar, as sacolas plásticas de uso único não serão mais distribuídas no carrefour. Estação nova, vida nova sem as malditas sacolas plásticas de uso único de plástico convencional que poluem, causam enchentes e matam durante mais de cinco séculos. Ficou horrivel? Não tem problema, temos certeza que eles tem um departamento de marketing para fazer uma campanha maravilhosa para banir as sacolas plásticas de uso único. Basta eles decidirem, agora, já!

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, lançou comunicado esta semana, apontando que a medida penaliza o consumidor de diversas formas. A primeira delas é em seu direito de escolher qual o melhor modo de levar suas compras para casa.

Sério xico? Você está realmente preocupado com o consumidor? Virou o procom agora xiquito? Nos poupe, declare suas reais intenções, que é não perder o lucro fabuloso de seus chefetes. Xico, a empresa vende o produto, agora, como o consumidor leva para casa, se de bicicleta, de ônibus, de metrô, caminhando, de carro, de moto, de carroça … isso é tão problema do consumidor como o acondicionamento das compras. Na verdade se a pessoa sai para comprar é o dever dela se preocupar como vai carregar o que for comprar. O consumidor tem o direito de levar nas mãos, na sacola retornável, no carrinho de feira, na mochila … e onde mais quiser, desde que não comprometa o futuro do planeta com os bilhões de sacolas de uso único que são distribuídas todos os anos no país. Xico, é uma imbecilidade, ou pior, um crime contra a humanidade, incentivar o uso de sacolas de uso único, que demoram 1 segundo para serem produzidas, são utilizadas por meia hora e depois ficam como passivo ambiental para nossos mais remotos descendentes resolverem.

Segundo pesquisa Ibope, 71% das donas de casa apontam as sacolinhas plásticas como as embalagens preferidas para transportar as compras e 75% delas são a favor do seu fornecimento pelo varejo.

Claro que sim xico. As pessoas são acomodadas e você usa isso para  justificar a existência dessas malditas sacolas. Quem ganha com as sacolas é somente o setor dos plásticos e mesmo a dona de casa que pensa em comodidade não gosta nada nada quando chega a chuva e as sacolas estão lá, entupindo bueiros e causando enchentes. O consumidor não tem que decidir se quer ou não sacolas, porque sempre vai preferir a comodidade. Quem tem que dizer que chega de sacolas de uso único são as leis, que estão ganhando espaço, cidade a cidade, estado a estado.

O outro ponto em que o consumidor será penalizado é no econômico, quando o Carrefour fala em cobrar “a preço de custo” pelas sacolas retornáveis. “Somos a favor das sacolas retornáveis, mas esta opção deve ser sempre do consumidor”, afirma Francisco de Assis Esmeraldo, presidente da Plastivida.

Aiaiai xiquinho, tão óbvio você nas suas defesas. O consumidor vai ter que adquirir a sacola retornável somente uma vez e vai utilizá-la por anos e anos antes de adquirir outra. Se o consumidor não quiser gastar adquirindo suas sacolas retornáveis, faça a sua própria, de trico, croche, costurada … a opção é do consumidor, desde que seja retornável.

Ele lembra que a pesquisa Ibope também apontou que 100% das donas de casa utilizam as sacolas para embalar o lixo doméstico. “Embalar o lixo em plástico é fator primordial para saúde pública. Então, o consumidor de baixa renda terá de pagar também pelo saco de lixo?”, questiona Esmeraldo.

Pode ser que 100% das donas de casa utilizem sacolas para embalar lixo, MAS, e é um grande MAS, ela não utiliza 100% das sacolas para acondicionar o lixo, porque se uma pessoa utiliza 1.000 sacolas por ano, só utiliza 365 sacolas por ano para acondicionar o lixo, sacou xico?

E completa: “Isso, sem falar de outras dezenas de alternativas de reutilização para as sacolinhas, já assimiladas pela população, entre elas carregar guarda-chuva molhado na bolsa, levar roupas para academia, embalar alimentos, o lanche das crianças, transformá-las em brinquedos como pipas, etc”.

Nooossa, só faltou dizer que as sacolas lavam, passam, cozinham, promovem a paz mundial …

A Plastivida acredita que a solução mais equilibrada está no investimento na informação e conscientização. Com pouco mais de dois anos, o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, criado pela cadeia produtiva do setor, já conta com a participação de três dos seis maiores grupos varejistas do Brasil, de inúmeras outras redes, além do apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e de suas congêneres estaduais. Voltado para a conscientização da população sobre uso responsável e descarte adequado de sacolas plásticas, o Programa já reduziu 40% do consumo das sacolinhas na maior rede de supermercados do País. Informou a assessoria de imprensa.

Uia, se vocês lerem vários artigos sobre esse programa de uso irresponsável das malditas sacolas plásticas, verá que esses números mudam de acordo com os interesses. Às vezes eles falam de 12%, já ouvimos falar de 20% e agora deu um salto olímpico para 40% na diminuição. Pura balela para desinformar o consumidor e fazer este mesmo consumidor acreditar que as sacolas são fantásticas, quando são um dos grandes problemas ambientais da atualidade. Lembrem-se de que 10% de todo o lixo coletado diariamente em qualquer cidade do país é composto de sacolas plásticas de uso único e que banir estas sacolas significará aumentar a vida útil dos lixões e aterros imediatamente em 10%.

Sacolas plásticas de uso único tem que ser banidas agora, já!

Fonte – Boletim Informativo do SIRESP 440 de 19 de abril de 2010

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