Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Primeira rede do Brasil inicia o uso da sacola de plástico oxi-biodegradável
Após um ano e um mês do início do PROJETO SACOLAS ECOLÓGICAS, incontáveis reuniões com a ACIM – associação comercial e industrial de Maringá, APRAS – associação paranaense de supermercados, SEMAA – secretaria de meio ambiente de Maringá, finalmente a primeira rede de supermercados inicia o uso das sacolas oxibiodegradáveis.
As sacolas oxibiodegradáveis, ao invés de ficarem poluindo o planeta por centenas de anos – dizem alguns que por mais de quinhentos anos – iniciam sua degradação em seis meses e em dezoito meses desaparecem.
A idéia do projeto apareceu durante o PROJETO MATA CILIAR, porque desde 2004 a FUNVERDE vem plantando os fundos de vale de Maringá. Não só plantando como também limpando os rios. Adivinhe o tipo de lixo mais comum – uns 90% – que se encontra nas margens, dentro do rio, pendurado nas árvores. Claro que é a sacola de mercado, que muitas vezes vem recheada com 1 chocolate, o cidadão joga a sacola na rua, joga a embalagem do chocolate e come até chegar à esquina. Incivilidade pura.
Alguns números para você. Uma família de classe média com 4 pessoas utiliza mais de 1.000 sacos plásticos por mês, incluindo aí o saquinho que se coloca a verdura no mercado – inclusive 1 cabeça de alho – açougue, videolocadora, feira, farmácia e pode pensar em quantos mais lugares que estou me esquecendo agora.
Esses plásticos, se tivermos sorte, vão para o lixão.
Mas normalmente acabam jogadas nas ruas e depois das chuvas dentro dos rios.
Desde 2004 fazemos limpezas regulares nos rios que estamos revegetando.
Mas vimos que isso não adiantava nada, pois a cada chuva as malditas sacolas retornavam.
Foi neste momento que decidimos que não adiantava limpar as sacolas do ambiente e sim mudar o comportamento do consumidor.
O ideal é o uso das sacolas retornáveis, os embornais – que você pode adquirir no site da FUNVERDE – mas enquanto não chegamos à solução definitiva, vamos melhorar o que podemos.
Esses plásticos são uma herança egoista e maldita para nossos descendentes, que pode ser evitada. Compre no comércio que se preocupa com o planeta.
Ou adquira uma sacola retornável, que você pode usar indefinidamente com a consciência limpa. Você pode encontrá-las no site da FUNVERDE.
Este Post tem 0 Comentários