Skip to content

40 simples atitudes sustentáveis para você adicionar ao seu dia a dia

 

O poder de mudar o mundo está em nossas mãos. Até as mais simples atitudes sustentáveis que adotamos podem fazer toda a diferença na missão de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

Muito tem se falado sobre sustentabilidade nos últimos tempos. Esse termo é usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades dos seres humanos sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Em outras palavras, é a capacidade de nos desenvolvermos econômica e socialmente respeitando a natureza, garantindo o uso racional dos recursos naturais.

Por muito tempo pensava-se que os recursos naturais eram infinitos, jamais se esgotariam, porém hoje a realidade é outra.

Sabe-se que para garantir o futuro das próximas gerações é necessário preservar o meio ambiente por meio de atitudes sustentáveis.

O que nem todo mundo sabe é que a preservação do meio ambiente não cabe apenas à indústria e ao Estado.

Muitas vezes não nos damos conta dos impactos ambientais de nossos hábitos cotidianos, mas deveríamos.

A preservação da natureza depende de cada um de nós!

É por isso que nós do Awebic preparamos uma lista de atitudes sustentáveis que podem ser adotadas no seu dia a dia no trabalho, no trânsito, na escola ou em casa.

Por menores que sejam essas atitudes, elas trazem muitos benefícios para sua rotina e seu bolso, além de contribuir para o futuro das próximas gerações.

Então vamos lá!

1 – Apague as luzes – Não deixe as luzes acesas durante o dia ou quando não houver pessoas no recinto. O desperdício de energia elétrica no Brasil é imenso e boa parte desse desperdício é oriundo do uso residencial.

2 – Cultive plantas em casa – Qual é a origem do que você comeu hoje? Pois é, pouquíssimas pessoas são capazes de responder a essa pergunta. Produzir seu próprio alimento é uma atitude sustentável, pois evita o desperdício. Ter uma horta em casa, segundo especialistas, é resgatar a essência do ato de se alimentar. Além disso, o cultivo de plantas em casa faz bem para a saúde e diminui o estresse.

3 – Não deixe seus aparelhos em Stand By – Ótima atitude sustentável para ser incorporada em sua casa e no escritório! Simplesmente desligue ou tire da tomada todos eletrodomésticos que não estão sendo usados. A função Stand By é uma grande vilã das contas de energia elétrica, chegando a representar 12% do consumo total de uma casa ou escritório.

4 – Ande menos de carro – Existem inúmeras opções de transportes sustentáveis (como andar a pé ou de bicicleta, por exemplo), e mais tantas outras opções de transporte coletivo como ônibus, metrô e trem. Sempre que puder, opte por não usar o carro. O uso de carros não é nada sustentável, o ramo dos transportes é um dos que mais tem potencial de redução de consumo de energia.

5 – Compre alimentos orgânicos – Sempre que puder, opte pelos alimentos orgânicos. Sua produção respeita o ciclo de vida dos animais e meio ambiente, evitando contaminação do solo, água, vegetação. Além disso, existem outras inúmeras vantagens de se consumir alimentos orgânicos: são livres de hormônios, agrotóxicos ou qualquer produto químico, absorvem mais gás carbônico da atmosfera do que a agricultura tradicional e são extremamente saborosos. O único empecilho de incorporar tal atitude sustentável no dia a dia ainda é o preço, porém com o aumento do incentivo e demanda, a tendência é que essa realidade mude.

6 – Use a máquina de lavar apenas quando estiver completamente cheia – A máquina de lavar consome bastante energia elétrica e água, procure usá-la somente em sua capacidade máxima. Caso precise muito lavar alguma peça e não há roupas sujas o suficiente para enchê-la , procure optar pela lavagem manual.

7 – Posicione bem sua geladeira e freezer – Ao colocá-los próximo do fogão, eles utilizam de muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Além disso, mantenha-os um pouco afastados das paredes. E por favor, NUNCA coloque roupas para secar atrás da geladeira, essa definitivamente não é uma atitude sustentável e inteligente.

8 – Recicle – Existem formas bem fáceis de reciclar o lixo orgânico (como a compostagem, por exemplo) e diversas instituições que reciclam materiais como alumínio, plástico, papel, etc. Procure separar o lixo orgânico do reciclável e use e abuse da coleta seletiva de sua cidade.

9 – Use um ventilador ao invés do ar condicionado – Pode parecer bobeira, mas optar pelo ventilador ao invés do ar condicionado é uma atitude sustentável das grandes. O ventilador chega a gastar 90% menos energia do que o ar condicionado.

10 – Regue suas plantas no horário certo – Regar suas plantas entre o final da manhã e o começo de tarde pode não ser uma boa ideia. O calor do horário faz com que a água evapore muito rapidamente, gerando desperdício de água. Procure regar suas plantas no começo do manhã ou no final da tarde.

11 – Prefira as escadas ao invés do elevador – Além de colaborar com o meio ambiente economizando energia, optar pelas escadas ao invés do elevador é uma ótima alternativa para queimar calorias no seu dia a dia.

12 – Desligue o computador – Hoje em dia inúmeras pessoas têm o hábito de deixar o computador ligado e tantas outras acreditam que ligar e desligar o computador pode ser prejudicial, o que gera um desperdício muito grande de energia elétrica. Os computadores de hoje aguentam milhares e milhares de ciclos de ligar e desligar. Procure desligar seu computador sempre que for ficar algumas horas sem utilizá-lo e faça o mesmo com seu monitor sempre que for sair de perto dele.

13 – Lave seu carro à seco – Muita água é consumida na lavagem convencional de carros. Uma ótima opção sustentável é a lavagem à seco de seu veículo. A lavagem à seco utiliza em média apenas 300 ml de água por lavagem e, além disso, não casa nenhum dano a pintura do veículo.

14 – Use pilhas e baterias recarregáveis – Todo ano, bilhões de pilhas e baterias são produzidas e vendidas no mundo, mas a maioria delas ainda não é recarregável. Uma pilha/bateria recarregável chega a durar o equivalente a mil descartáveis. Isso significa menos produtos químicos e matérias-primas que seriam utilizadas na produção, muito menos resíduos descartados de forma inadequada, além de economia para o consumidor.

15 – Tome banho de chuveiro – Isso mesmo! Tomar banho de banheira não é nada sustentável. Um banho de banheira chega a gastar quatro vezes mais energia e água do que um banho convencional de chuveiro. Além disso, procure diminuir o tempo de chuveiro ligado, pois o mesmo é um dos aparelhos que mais gastam energia dentro de uma casa.

16 – Prefira alimentos frescos ao invés dos congelados – Alimentos congelados consomem muito mais energia em sua produção e armazenagem. Além disso, costumam custar muito mais caro que os alimentos fresquinhos.

17 – Escolha bem seus eletrodomésticos – Sempre opte pelos eletrodomésticos mais eficientes e economize muita energia a longo prazo. Os produtos nacionais ou estrangeiros com melhor desempenho energético em sua categoria são etiquetados com o selo PROCEL.

18 – Tampe suas panelas enquanto cozinha – Ao tampar as panelas enquanto você cozinha muito calor que simplesmente se perderia no ar é aproveitado. Dessa forma, economiza-se GLP (gás de cozinha) e tempo.

19 – Use menos água quente – Aquecer a água gasta muita energia! Procure utilizar água fria para lavar suas mãos, louças e roupas.

20 – Consuma menos carne – A produção de carne em escala global é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, isso devido ao metano oriundo da flatulência das reses. O setor da agropecuária também é um dos principais responsáveis pelo desmatamento de florestas, pois necessita-se de uma grande área de pastagem para a criação de gado. Além disso, consome-se muita água e energia durante todo o processo. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

21 – Reutilize a água da sua máquina de lavar – A máquina de lavar é um dos aparelhos domésticos que mais desperdiçam água. Um sistema para reutilizar a água de sua máquina de lavar é algo muito atrativo para o meio ambiente e para o bolso.

22 – Evite talheres e copos descartáveis – Muita água é usada na produção desse tipo de produto, a maioria deles não será reciclada devido ao seu baixo preço de mercado e são produtos que demora muito para se decompor na natureza.

23 – Dê e pegue caronas – Evite tirar o carro da garagem para andar sozinho! Dar e pegar caronas é uma atitude sustentável que segue os mesmos princípios do transporte público, veículos cheios diminuem a quantidade de veículos nas ruas e, consequentemente, a emissão de gases poluentes. Quer saber tudo sobre caronas? Então clique aqui.

24 – Não use sacolas plásticas – Use sempre uma ecobag para carregar suas compras. Sacolas plásticas são grandes vilãs do meio ambiente. Elas são produzidas com matérias-primas oriundas do petróleo ou gás natural (não renováveis) e não são biodegradáveis. Além disso, são umas das principais causas de entupimento de bueiros.

25 – Use menos papel – Usar papel significa consumir florestas e ecossistemas inteiros. Hoje em dia não é necessário o uso de papel impresso, muitas impressões podem ser substituídas pelo uso de tablets, celulares, notebooks e afins. Caso o papel seja mesmo necessário, utilize sempre folhas recicladas.

26 – Instale uma válvula regulador em sua descarga – Nem toda descarga precisa da mesma quantidade de água! A instalação de uma válvula reguladora é uma forma de economizar bastante água no dia a dia. É interessante notar que tal atitude sustentável pode ser introduzida em qualquer lugar, como casas, empresas, escolas, locais públicos, entre outros. A regra é simples: uma quantidade menor de água para o número 1 e uma quantidade maior para o número 2.

27 – Use a panela de pressão para cozinhar – Muita gente tem medo de panela de pressão, mas elas são nossas aliadas na economia de gás de cozinha. Sempre que possível, use panelas de pressão para cozinhar seus alimentos, pois a temperatura de cozimento desse tipo de panela é muito mais alta do que de uma panela convencional, fazendo com que consumam menos gás.

28 – Cozinhe em fogo mínimo – A água não ultrapassa 100º C (no nível do mar) em uma panela comum. Portanto, sempre que estiver cozinhando algo e notar que a água começou a borbulhar, abaixe o fogo. O fogo alto não irá cozinhar os alimentos mais rapidamente, apenas irá desperdiçar gás de cozinha.

29 – Substitua suas lâmpadas – Essa é uma atitude sustentável ideal para ser usada em casa, no escritório, nas escolas e até mesmo em locais públicos. Não use lâmpadas incandescentes de forma alguma, pois elas gastam muita energia. Entre as lâmpadas fluorescentes e as de LED, opte pelas lâmpadas de LED sempre que possível. Elas são muito mais econômicas e possuem vida útil bem maior.

30 – Lave sua louça em uma bacia de água – Use uma bacia ou até mesmo a própria pia (tapando a passagem de água) para ensaboar a louça sem deixar a torneira aberta. Pode parecer bobeira, mas segundo o Instituto Akatu tal ação pode gerar uma economia de 170 litros de água por lavagem. Ao longo de um ano, você poderá economizar água o suficiente para abastecer sua casa por mais de dois meses. Além de preservar o meio ambiente, tal atitude gera muita economia.

31 – Escolha muito bem qual carro comprar – Carros movidos a álcool, em geral, poluem menos que os movidos a gasolina. Ambos lançam CO2 nas mesmas quantidades na atmosfera, porém o etanol é renovável e durante o desenvolvimento da planta (no caso do Brasil, cana-de-açúcar), ela sequestra carbono da atmosfera. Uma ótima opção para reduzir a poluição causada por automóveis são os carros elétricos, porém no Brasil ainda existem poucas opções desses veículos. Lembre-se também que carros menores, com motores menos potentes, poluem menos. Você deve escolher muito bem qual carro comprar, de acordo com suas necessidades e estilo de vida (não faz muito sentido ter um carro muito potente se você passa boa parte do dia preso em congestionamentos, por exemplo). Outra dica sustentável bastante importante é sempre manter seu veículo sempre regulado.

32 – Diminua o uso de embalagens e dê preferência às recicláveis – Evite sempre sacolas plásticas e embrulhos, procure sempre as maiores embalagens, de preferência com refil, pois isso é sinônimo de economia de recursos naturais. Além disso, dê preferência à produtos com embalagens recicláveis e lembre-se sempre de separá-las para a reciclagem.

33 – Incentive o comércio local – Prefira comprar produtos fabricados perto de você, isso diminui a quantidade de gás carbônico emitida no transporte. Incentivar o comércio local também ajuda a contribuir com o crescimento de seu bairro ou cidade. Além de ser uma atitude sustentável, incentivar o comércio local tem grande importância social.

34 – Não crie animais silvestres – Muitas vezes essa é uma prática criminosa! A criação de animais silvestres contribui para a extinção das espécies e, consequentemente o desequilíbrio de todo um ecossistema. Pense que para cada animal silvestre vendido, muitos outros morreram durante o transporte.

35 – Aproveite ao máximo todo alimento – Você sabia que cerca de um quinto de toda a produção mundial de alimentos é jogada fora? Pois é, o é desperdício é imenso. Procure sempre consumir tudo o que compra e, em vez de jogar fora os restos, faça compostagem.

36 – Descarte corretamente seus resíduos nocivos (pilhas, baterias, lixo hospitalar, óleo…) – Todos os resíduos que geramos devem ser descartados de forma correta. Procure sempre locais apropriados para o descarte de resíduos nocivos ao meio ambiente, a fim de evitar efeitos negativos ao ecossistema, como contaminação da água e do solo, transmissão de doenças, etc…

37 – Plante árvores – Plantar árvores contribui para a purificação do ar e conservação da água, auxiliam na recuperação da capacidade produtiva do solo, no combate à erosão e no aumento da diversidade biológica. Além disso, as árvores deixam os ambientes mais frescos e bonitos.

38 – Faça compostagem – Aproximadamente 3% da emissão de metano (gás causador do efeito estufa) é gerado pelo lixo orgânico doméstico. Aprenda a fazer compostagem, além de ser uma atitude sustentável, deixará seu jardim bonito e saudável.

39 – Economize nas mídias físicas – CD’s e DVD’s são sem dúvidas mídias eficientes e baratas, porém são feitos de materiais não biodegradáveis e, ao serem incinerados, voltam como chuva ácida. Procure utilizar mídias regraváveis, drives USB, FTP’s, ou ainda coloque seus arquivos na nuvem. Hoje em dia, são poucos arquivos que não podem ser compartilhados virtualmente.

40 – Exerça seus direitos – Sempre que perceber violações às leis ambientais, denuncie! Está pronto para adicionar essas atitudes sustentáveis à sua rotina? Você já pratica alguma dessas atitudes sustentáveis? Tem alguma que você adota que não está nessa lista? Deixe a sua contribuição nos comentários e não se esqueça de compartilhar essa lista com os seus amigos e familiares.

Fonte – Rafael, Awebic de 25 de julho de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top