Skip to content

Uso racional de água pode evitar colapso no abastecimento

O início de junho, considerado o mês do meio ambiente, desperta atenção sobre temas relacionados à prevenção e conservação dos recursos naturais. Paulo Costa, diretor da H2C, empresa especializada em programas de uso racional da água e membro do Green Building Council Brasil, alerta para a necessidade de investir em programas de uso racional de água podemos evitar o colapso do abastecimento no futuro.

As concessionárias se preocupam muito em aumentar a produtividade, mas esquecem do desperdício causado pela rede hidráulica velha, vazamentos e ligações clandestinas. “Podemos dizer que cerca de R$ 7 bilhões deixam de ser traduzidos em dinheiro por conta do desperdício”, comenta Costa.

Segundo o especialista, o País tem tecnologia de sobra, no entanto, falta atitude. “Não há incentivos a projetos sustentáveis, falta informação e campanhas perenes de conscientização”, observa. Apesar da incidência de chuvas em boa parte no Brasil, são poucas ou quase inexistentes as iniciativas para a captação das águas das chuvas nas cidades, segundo o especialista. A água potável poderia ser substituída pela reutilizada em descargas sanitárias, lavatórios, limpeza de pátios, rega de jardins.

Outro ponto destacado por Costa é a necessidade de investir em educação ambiental no ensino básico. Países como Corea, Portugal e República Tcheca incluíram a educação ambiental como matéria na grade escolar há cerca de 30 anos e hoje colhem os frutos deste investimento.

Calcule seu consumo de água

Em casa, a população pode identificar se há desperdício efetuando conta básica. Basta multiplicar o consumo de água observado na fatura mensal em m³ por mil (para identificar o gasto em litros) e dividir o valor pela quantidade de moradores da residência e por 30 (número de dias do mês). “Se o resultado indicar que cada usuário consome mais de 200 litros de água isso indica que há potencial grande de consumo, já que o ideal é que cada pessoa gaste em torno de 110 litros de água por dia”, diz Costa.

Fonte – Natália Fernandjes, RD Online de 06 de junho de 2011

Imagem – harry harris

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top