Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Florianópolis, SC – condomínio residencial com geração de energia eólica
Deve ser entregue em maio de 2012 o primeiro empreendimento residencial do Brasil com captação de energia limpa dos ventos.
Projeto da incorporadora Asas e desenvolvido pela Buzz Inteligência Imobiliária, o Neo Next Generation é localizado no Novo Campeche, em Florianópolis.
O projeto é composto por duas torres, cada uma com uma hélice na parte superior. As turbinas de seis metros de altura por três metros de largura têm um design funcional e silencioso. As hélices de fibra de carbono entram em operação com ventos a partir de 3,5 metros por segundo de velocidade.
Além das duas turbinas eólicas, o empreendimento terá placas para geração de energia solar. De acordo com os empreendedores, as duas fontes de captação combinadas irão suprir 100% da energia necessária para aquecer toda a água quente utilizada pelo condomínio, representando uma economia anual estimada em R$ 43 mil no consumo potencial de energia elétrica.
A sustentabilidade também está presente no consumo de água do condomínio. Será adotado um sistema de tratamento de efluentes, com captação e reutilização da água consumida para uso nos jardins e áreas comuns. Essa iniciativa, somada ao uso inteligente dos sanitários, possibilita a redução de 50% do consumo de água em todo o condomínio.
Conceito
O conceito do Next Generation é de autoria do arquiteto paulista Jaques Suchodolski, que busca criar edifícios residenciais de alto padrão arquitetônico que reúnam as melhores tecnologias disponíveis de sustentabilidade e geração de energias limpas na construção civil.
Suchodolski realizou pesquisas, ao lado de consultores técnicos coordenados pela Asas Engenharia e Habitat, sobre o padrão dos ventos na região do Campeche. Com os resultados da pesquisa em mãos, o arquiteto optou pela instalação da turbina 4K da empresa norte-americana Urban Green Energy, com potência nominal de 4 mil Watts.
Fonte – Revista Pense Imóveis
Este Post tem 0 Comentários