Skip to content

Estação portátil de tratamento transforma esgoto em água de reuso

Uma estação portátil de tratamento de efluentes sanitários desenvolvida no Brasil e capaz de transformar esgoto em água de reuso recebeu reconhecimento internacional. A iniciativa levou o prêmio especial de sustentabilidade da Bienal Ibero-Americana de Design, que acontece em Madri. O projeto tem apelo estético e procurar ser integrado ao espaço público, chamando atenção para a sustentabilidade.

O sistema de tratamento de esgoto portátil, batizado de MBR90, é capaz de devolver diariamente até 50 mil litros de água de reuso – quantidade suficiente para atender um condomínio com 600 moradores. A tecnologia usa apenas processo orgânico e filtragem (sem adição de compostos químicos) e dispensa monitoramento humano, sendo apenas necessária manutenção a cada 30 dias.

A água devolvida pode servir para limpeza, abastecimento de espelhos d’água, descargas para banheiros, sistemas de ar-condicionado, entre outros. A solução sustentável foi desenvolvida pela QUESTTO|NÓ e é facilmente instalável em empresas e condomínios – um equipamento compacto destinado a atender pequenas aglomerações.

Fonte – Portal Terra de 05 de fevereiro de 2013

Soluções ecologicamente corretas e inteligentes existem, só falta a exigência de seu uso. Imagine se cada em cada novo condomínio fosse obrigatório o uso de cisternas para recolhimento da água de chuva, painéis fotovoltáicos e mini usinas eólicas para geração de energia, painéis de aquecimento de água, mini usinas de tratamento de esgoto, local para separação de lixo, separado um local para plantio de vegetais… a maioria dos problemas das cidades seria resolvida.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top