Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Detergente líquido caseiro, econômico e sustentável
Produtos industrializados poluem o meio ambiente quando consumidos, mas existem alternativas mais verdes que podem ser feitas em casa
O detergente é um dos produtos de limpeza mais consumidos no nosso dia a dia. Mas, o que muita gente não sabe é que em muitos casos os agentes químicos em sua composição, alguns deles derivados de petróleo, podem ser prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem o tratamento adequado.
De acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), todos os detergentes fabricados no Brasil devem obrigatoriamente ser biodegradáveis, porém marcas que contém glicerina e substâncias petroquímicas em sua composição podem acabar por poluir rios e mares ajudando na proliferação de algas consequentemente na falta de oxigênio para os peixes, sem contar o aumento da pegada de carbono.
Sabões produzem o mesmo efeito dos detergentes, sem o problema dos petroquímicos, por exemplo, mas uma cultura equivocada da produção de espuma, que na realidade em nada tem a ver com a eficácia do processo de limpeza, contribui para a percepção de que detergentes sejam realmente indispensáveis.
Para ajudar você a consumir menos detergente industrializado, prepare esta receita bem fácil que pode ser feita em casa.
Ingredientes
– Dois pedaços de sabão de coco
– Dois limões
– Quatro colheres de sopa de amoníaco
Modo de preparo
Derreta o sabão, picado em um litro de água fervendo.
Coloque mais cinco litros de água fria, o suco dos limões e depois o amoníaco.
Dissolva bem e guarde em garrafas e embalagens de detergente líquido.
As proporções da receita fornecem seis litros de detergente caseiro.
Quanto ao amoníaco, trata-se de um composto químico que pode ser encontrado em farmácias, biodegradável e menos agressivo ao meio ambiente, pois se decompõe com mais facilidade do que os compostos de detergentes industrializados. Ao manipular esta substância, tome cuidado com os olhos e de preferência use luvas.
O detergente caseiro, além de não poluente, chega a ser dez vezes mais barato que os produtos comercializados.
Fonte e imagem – Ecycle
Este Post tem 0 Comentários