Skip to content

28 milhões de sacolas plásticas deixaram de circular no Paraná

Secretário do meio ambiente Rasca Rodrigues – com a camiseta da FUNVERDE – no lançamento do programa de desconto do Walmart.

Em seis anos, os supermercados Big, Walmart e Mercadorama reduziram em 28.291.000,33 o número de sacolas plásticas utilizadas em seus pontos de venda no Paraná. Com a ação, que oferece desconto de R$ 0,03 para cada sacola não utilizada, a rede concedeu, no Estado, um total de 848.730,01 em descontos aos clientes.

Na região Sul, o Walmart Brasil concedeu mais de R$ 2 milhões em abatimentos para clientes que não levaram nenhuma sacola descartável em suas compras. Isso representa cerca de 79 milhões de sacolas plásticas evitadas. Segundo dados da rede, os paranaenses estão em segundo lugar na utilização de embalagens reutilizáveis, atrás dos gaúchos que pouparam o meio ambiente de quase 39 milhões de sacolas plásticas nos últimos seis anos.

Em nível nacional, o programa “Cliente Consciente Merece Desconto” concedeu R$ 6 milhões em descontos, o que representa um total de 211 milhões de sacolas plásticas a menos em circulação.

Fonte – Paranashop de 22 de fevereiro de 2016

Estivemos no lançamento do programa, em Curitiba, como convidados do secretário do meio ambiente, Rasca Rodrigues. Lembro que fiquei extremamente descontente, porque além do desconto de 3 centavos, desejava a cobrança de 30 centavos a cada sacola adquirida. Afinal, desde 2005 estamos em guerra contra a sacola e eles só iniciaram esse programa para acalmar os ambientalistas. Para esclarecer, os ambientalistas da FUNVERDE, porque até hoje não encontramos ONGs aliadas na guerra da sacola sem medo da bras quem. Aliás, tem algumas delas que recebem gordos patrocínios da mãe das sacolas.

Não conseguimos que cobrassem por sacola, certamente com medo de perder clientes, mas fizeram de conta com o desconto. Portanto, isso não é uma vitória. É nada, quase nada. Mesmo assim, é melhor que nada.

É dura a vida de um soldado da mãe terra…

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top