Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Bombril muda embalagem por falso apelo ecológico
Frase “100% ecológico” (à esquerda) deixa de aparecer nas embalagens
Grifo nosso.
A Bombril irá tirar o texto “100% ecológico” da embalagem de sua esponja de aço. A empresa teve recurso contra a troca da embalagem rejeitado pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – Conar.
O caso partiu de denúncia feita pela associação de consumidores Proteste, que argumentou faltar “comprovação para o apelo sustentável” que justificasse o fato de a marca usar a frase “100% ecológico” nas suas embalagens.
Em julgamento, realizado em abril de 2016, o Conar recomendou a substituição do termo “100% ecológico” por “100% biodegradável”. A Bombril entrou com recurso, mas, no último dia 26, os conselheiros decidiram, por unanimidade, manter o pedido de alteração.
A nova embalagem deverá chega ao mercado a partir da segunda quinzena deste mês.
Nota do IDEAIS
Este fato mostra como é importante que os atributos de vantagens ambientais impressas nas embalagens sejam acompanhadas e corroboradas por provas e certificações emitidas por entidades certificadoras independentes.
Como é o caso dos plásticos biodegradáveis e recicláveis legítimos, que devem atender norma ABNT PE 308.01 para aditivos plásticos oxibiodegradáveis, assim como apresentar a certificação da ABNT de conformidade com esta norma brasileira e também da entidade internacional OPA.
Plásticos fabricados com material certificado pela ABNT devem levar impresso o selo ecológico verde autorizado pela ABNT contendo o número da certificação válida.
Para saber mais consulte o IDEAIS ou peça ao seu fornecedor a certificação emitida pela ABNT.
Fonte – EmbalagemMarca
Boletim do Instituto IDEAIS de 12 de setembro de 2016
Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 19 3327 3524
Este Post tem 0 Comentários