Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
Tema alimentação deve mudar o voto do brasileiro
A cozinheira Paola Carosella se une ao Greenpeace para pedir merendas sem agrotóxicos aos candidatos e candidatas municipais de 2016. Assista ao vídeo!
O Greenpeace Brasil encomendou uma pesquisa de opinião pública nacional ao Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (IBOPE) sobre a percepção do cidadão em relação aos agrotóxicos. Os dados apontam que 82% da população brasileira considera “muito importante” que um político apresente propostas para a introdução de alimentos sem agrotóxicos da merenda escolar da rede pública.
O mesmo se repete quanto se trata da aceitação do candidato ou candidata em relação à população: quase 60% dos entrevistados afirmam que um político ter como prioridade a introdução de alimentos sem agrotóxicos nas escolas gera uma imagem pública mais positiva dele.
O Brasil é a nação que mais consome agrotóxicos no mundo. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), as vendas de pesticidas no país atingiram a marca de US$ 9,6 bilhões em 2015.
Felizmente, a pesquisa aponta que o cidadão brasileiro está ciente da situação: 81% dos entrevistados consideram que a quantidade de agrotóxicos aplicados nas lavouras é “alta” ou “muito alta”.
Quem sabe disso também e trabalha para alertar a população sobre os perigos dos tóxicos em nosso organismo é a famosa Paola Carosella. A cozinheira, empresária e apresentadora de televisão se juntou ao Greenpeace para gravar uma mensagem aos candidatos à eleições municipais e principalmente aos eleitores.
Nas Eleições de 2016, o Greenpeace está pedindo que os candidatos se comprometam em garantir merenda de qualidade e sem agrotóxicos para a rede pública de ensino municipal. “E a pesquisa popular prova que a corrida por votos terá que levar em consideração esse tema de extrema importância”, afirma Rafael Cruz, da campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace Brasil.
Investir na saúde das crianças é fazer da escola um ambiente que também ofereça educação sobre a importância da alimentação. São atitudes assim que o Greenpeace entende como relevantes para o futuro das cidades.
E o que o seu candidato fará pela merenda escolar?
Metodologia da pesquisa IBOPE
O estudo foi realizado com a população acima de 16 anos e o universo de habitantes é estratificado. Foram realizadas 2002 entrevistas em 142 municípios de todo o Brasil e a margem de erro estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte – Greenpeace de 26 de setembro de 2016
Este Post tem 0 Comentários