Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
A futilidade afeta o desenvolvimento de um indivíduo humanista
Créditos: Shutterstock. Para o pediatra, as crianças estão absorvendo valores do consumismo, isto é, a hipervalorização da aparência, sexismo, futilidade, e a falsa ideia de que o ‘ter’ é melhor do que o ‘ser’.
Exercer a parentalidade na sociedade atual é uma tarefa complexa: as orientações sobre o que é ‘certo’ e ‘errado’ divergem, falta tempo, sobram responsabilidades e a rotina de trabalho é cada vez mais exaustiva.
Diante desse cenário truncado, é importante detectar onde estão as maiores fragilidades do cuidado com as crianças, e assim buscar o caminho que seja mais possível de acordo com a realidade de cada família e de cada criança. E, o mais importante: não culpabilizar os pais como únicos responsáveis pela educação de uma criança é peça-chave do acolhimento da infância no âmbito social.
Para conversar sobre esses temas e outros relacionados ao desenvolvimento infantil no mundo pós-moderno, o Carta Educação conversou com o pediatra Daniel Becker. A conversa passa por pontos cruciais que devemos considerar na criação dos pequenos, como o efeito da falta de tempo quase crônica em que vivemos, a ‘mercantilização’ da infância, o excesso de tecnologia, entre outros. Confira alguns trechos da conversa:
O senhor fala que, hoje, estamos diante de uma terceirização da infância. Como se dá esse processo?
Daniel Becker – Terceirização da infância acontece em todos os níveis e classes sociais, mas é mais acentuada nas classes média e alta. Os pais estão convivendo muito pouco com seus filhos. Há casais que não se preparam para tê-los, não levam em consideração que um filho ocupa muito tempo e energia, que exige dedicação. Logo, quando chega uma criança na família, sua criação acaba terceirizada em uma creche, por uma babá. Os pais acabam vendo seus filhos, muitas vezes, só na hora de dormir, fazem poucas refeições e passeios juntos, enfim, acabam tendo poucos momentos de convivência.
Isso tudo é agravado pelas condições que a sociedade atual impõe: longas horas de trabalho, exigindo, inclusive, que as pessoas trabalhem fora do expediente, à distância nos seus tablets e celulares. Nas classes baixas, a situação é, muitas vezes, mais grave porque nem sempre os pais têm acesso à creche e, para trabalhar, precisam deixar seus filhos com vizinhos, cuidadores. Isso quando não precisam deixar as crianças sozinhas em casa. Nesse contexto, elas ficam totalmente confinadas porque os pais não deixam sair justamente pelas condições de violência das comunidades. Logo, ficam na televisão, nos celulares o dia inteiro.
Como essa falta de convívio entre pais e filhos afeta negativamente as novas gerações?
Terceirizar a educação é ruim para as crianças, é ruim para os pais. Os filhos acabam sendo educados por pessoas que, muitas vezes, compactuam com outros valores. Além disso, a criança não cria memórias afetivas em família por meio das quais se constrói a coisa mais importante para se educar alguém, a intimidade. Só na intimidade consegue-se dar limites, orientar, conversar sobre assuntos profundos quando mais velhos. Sem convivência não há intimidade e as crianças ficam aleijadas de seus pais que são as figuras guias, afetivas, mais importantes para elas.
As crianças estão também cada vez mais conectadas. Sabemos que a tecnologia traz muitos benefícios, mas quais os efeitos perversos de uma infância confinada, na qual precisam ser constantemente distraídas?
Costumo dizer que a tecnologia não é só inevitável, mas desejável. O mundo moderno caminha para que os aparelhos eletrônicos, principalmente, os telefones celulares sejam a base da nossa comunicação, da circulação de ideias. Mas o sobreuso é prejudicial em todos os sentidos, inclusive, para a saúde física e estudos americanos mostram que as crianças ficam, em média, de 8 a 10 horas conectadas por dia. Isso é, obviamente, muito ruim porque a vida não pode acontecer só no smartphone, tem que acontecer do lado de fora também, nas interações olho a olho.
“Na verdade, as crianças migram para a tecnologia porque estão confinadas em casa. As escolas têm cada vez menos espaços abertos e livres e mais sala de aula, conteudismo. Com a energia explosiva que as crianças têm, o único jeito de domar alguém confinado é oferecendo distração permanente e, claro, aquela oferecida pelos telefones é irresistível.”
Só que o excesso de distração que essa tecnologia traz incapacita a criança para o ócio, para o tédio, para estar com a mente vazia, distraída criando suas próprias histórias.
“E é tão importante usar a imaginação, a criatividade, é assim que se treina o cérebro para ser criativo e imaginativo no futuro – habilidades muitos importantes, inclusive, para o sucesso profissional.”
Créditos: Shutterstock. O antídoto para o excesso de estímulos que a sociedade oferece é o tempo livre, o ócio, a brincadeira na natureza.
Sobre a mercantilização da infância, é possível educar longe da onda consumista que nos acomete? De que maneira?
A mercantilização da infância se dá, principalmente, em dois ambientes. Primeiro, no ambiente das telas. A televisão, por exemplo, veicula o pior tipo de publicidade que é aquela dirigida à infância, uma publicidade covarde, pois vale-se da incapacidade da criança de distinguir entre realidade e fantasia, usa o amor que ela tem por personagens para vender comida tóxica, brinquedos caros e desnecessários. Além disso, vende marcas da moda e modelos muitas vezes adultizados de aparência.
“Outro ambiente onde se dá a mercantilização da infância é o shopping, que virou o programa de fim de semana da família brasileira. Os pais levam as crianças para ficar vendo vitrines e pessoas comprando e comprando, fazendo disso o grande objetivo da vida delas.”
São colocadas naquelas gaiolas cheias de brinquedo enquanto os pais fazem compras, depois vão para uma loja de fast food comer comida ruim, comer doce, engordar. Nesse contexto, as crianças vão absorvendo os valores do consumismo, isto é, a hipervalorização da aparência, valores sexistas, de futilidade, do ‘ter’ melhor do que o ‘ser’. Isso tudo é muito ruim para o desenvolvimento de um indivíduo humanista, antenado ao que acontece na sociedade, participativo. Então, é preciso afastar as crianças desses dois lugares, das telas e do shopping.
Fontes – Com informações de Carta Educação / Catraquinha de 19 de janeiro de 2017
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