Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
36 motivos para conectar crianças à natureza
Artigo de Ana Lúcia Machado, do blog Educando Tudo Muda
Proporcionar e incentivar o brincar livre da criança em contato com a natureza é algo simples, de baixo custo, que traz muita alegria, encantamento e um profundo sentimento de unidade e pertencimento. Pode ser uma caminhada num parque ou numa praça para ouvir o vento soprar, o canto dos pássaros, observar as árvores , as cores das flores. Respirar fundo e sentir o cheiro de terra úmida. Pisar em folhas secas. Procurar minhocas, musgos, borboletas. Subir em árvores, correr entre elas, e muito mais.
A criança deve ser compreendida como um ser lúdico, contemplativo, explorador e investigativo, e atendida nessas necessidades. Pesquisas científicas já comprovaram inúmeros benefícios que o contato com a natureza propicia. Esses benefícios envolvem aspectos físicos, emocionais, cognitivos, sociais e espirituais.
Eis os principais motivos para conectar crianças à natureza:
1. Permite maior movimentação corporal auxiliando na estruturação do sistema muscular. Estar ao ar livre é um convite para o movimento – correr, pular, escorregar, explorar troncos caídos, escalar barrancos, etc.
2. Ajuda na aquisição do equilíbrio do corpo
3. Desenvolve a destreza corporal
4. Contribui para o domínio espacial
5. Promove estímulos sensoriais
6. Propicia maior gasto de energia, que é uma necessidade biológica do corpo
7. Auxilia na qualidade do sono, tão importante para a fase de crescimento infantil
8. Regula hormônios, diminui o cortisol (hormônio do stress)
9. Ajuda a respirar melhor
10. Contribui para a melhora nas medições de pressão sanguínea e batimentos cardíacos
11. Previne a obesidade
12. Previne a deficiência de Vitamina D, pela exposição aos raios solares
13. Previne a miopia. Espaços amplos, abertos e com iluminação natural estimulam o exercício dos músculos oculares. As crianças precisam focar em objetos grandes e ao longe. É importante que os olhos se movimentem seguindo a linha vertical, horizontal e de profundidade para a prevenção do encurtamento dos músculos dos olhos. A ocorrência de miopia tem crescido entre as crianças e uma das explicações é o acesso precoce e excessivo ao mundo tecnológico
14. Fortalece o sistema imunológico, pois a criança entra em contato com uma série de bactérias e micro-organismos
15. Previne o desenvolvimento de alergias
16. A criança aprende a correr riscos e medi-los, como ao subir numa árvore
17. A criança aprende a superar desafios
18. Desenvolve resiliência e autoconfiança
19. Colabora para a autonomia da criança
20. Alivia a ansiedade
21. Diminui a hiperatividade
22. Reduz a agressividade
23. Estimula a capacidade cognitiva
24. Aumenta a concentração
25. Contribui para a melhoria da aprendizagem
26. Nutri a imaginação
27. Enriquece o repertório da criança
28. Promove a convivência e interação social
29. Fortalece os vínculos afetivos
30. Estimula o espírito solidário
31. Dá a sensação de liberdade e pertencimento
32. Promove equilíbrio interno, autorregulador da criança.
33. Promove harmonia, vitalidade e alegria
34. Eleva a capacidade criativa
35. Estimula o cuidado com o meio ambiente. A criança em contato com a natureza é o potencial cuidador e preservador do meio ambiente, porque em sua memória haverá registros do significado do frescor à sombra de uma árvore por exemplo
36. Promove a educação ambiental vivencial, na prática
Em contato com a natureza a criança tem acesso a processos vivos que estão em constante transformação. Alimentar os sentidos da criança com formas primordiais, substancias vivas, e elementos naturais que exalam aromas, florescem, frutificam e emitem sons nativos, é fundamental para o desenvolvimento integral infantil.
Tudo isso propiciará a formação de um reservatório de experiências vivas e reais para a vida.
Ana Lúcia Machado é pesquisadora da cultura da infância e arte na educação. Autora do blog “Educando Tudo Muda”, carrega a bandeira da educação como a única revolução capaz de transformar o mundo. Ela é autora do livro “Clarear – a pedagogia Waldorf em debate” e do projeto “Playoutside – alegria de brincar na natureza”.
Fonte – CicloVivo de 02 de novembro de 2017
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