Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
Helicóptero do Samu ganha incubadora neonatal
O equipamento de última geração, avaliado em R$ 36 mil, foi doado pela concessionária de rodovias VIAPAR
Nesta sexta-feira (15) a concessionária de rodovias VIAPAR doará uma incubadora neonatal (BabyPod) a ser instalada na aeronave do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A solenidade de entrega será realizada,nesta sexta, às 8h30, no Aeroporto Regional de Maringá Sílvio Name Junior – no hangar da Premium Tec – e contará com a presença de representantes da empresa, da prefeitura municipal e também do Samu.
O equipamento de última geração, avaliado em R$ 36 mil, é utilizado no transporte de bebês [de 500 gramas a 7 kg], principalmente recém-nascidos com problemas de cardiopatia. Este helicóptero do Samu atua em um raio de 250 quilômetros, a partir de Maringá, onde está sediada a base operacional. Uma verdadeira UTI móvel com tempo resposta bem menor em comparação a um veículo. Em um ano de operação já realizou 546 atendimentos, sendo 204 resgates e o restante transportes inter-hospitalares.
Ao todo, 96 pacientes neonatais já utilizaram os serviços da aeronave. “Agradecemos a concessionária VIAPAR pela doação deste importante equipamento, um sonho antigo da nossa equipe, que vai ajudar a salvar muitas vidas”, agradeceu o coordenador geral de Urgência e Emergência de Maringá, Maurício Lemos. “Trata-se de um aparelho importado da Europa, sendo o mais moderno do mundo no gênero. Ele tem capacidade para uma pessoa”.
Lembrando que o resgate aeromédico é acionado pela central de regulação do SAMU Regional [telefone 192]. Este serviço também pode ser requisitado por outras centrais da região.
Entrega da incubadora: Sexta, às 8h30, no Aeroporto Regional de Maringá Sílvio Name Junior – no hangar da Premium Tec
Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 13 de dezembro de 2017
Este Post tem 0 Comentários