Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Projeto mata ciliar FUNVERDE – 30 de junho de 2008
A VIAPAR iniciou hoje, segunda-feira, a manutenção das áreas de plantio do PROJETO MATA CILIAR FUNVERDE.
Temos uma parceria entre o primeiro, segundo e terceiro setor neste projeto de recuperação de nossos rios, onde a prefeitura disponibiliza áreas públicas, faz a roçada inicial e abre os buracos para o plantio de árvores.
A FUNVERDE entra com a mão de obra – voluntários e estagiarios – com as árvores de aproximadamente 1,5 m, com as estacas para tutoreamento e faz rega estas árvores durante o período de adaptação destas árvores ao local.
A VIAPAR faz a manutenção destas árvores, com roçadas periódicas, até o fechamento de suas copas, quando então não há mais competição com o mato que não cresce por falta de luz e daí é só deixar a natureza fazer seu trabalho.
Com este projeto, desde 2004 estamos recuperando as margens dos rios de nossa cidade, um a um, todos os sábados, de março a novembro – até 2007 era de fevereiro a novembro, mas por causa do crescimento do número de estagiários, cujas aulas iniciam em março, mudamos nosso calendário de plantio – , plantando árvores nativas de aproximadamente 1,5 m de altura, usando sempre frutíferas nativas – até 25% das árvores – para atração de aves e animais.
Se você estiver entediado e não tiver o que fazer aos sábados, junte-se a nós, você estará encontrando novos amigos com interesse em melhorar o planeta, fará muito exercício físico e mentalmente estará leve ao final do dia, isso sem contar que você estará doando uma pequena parte de seu tempo para ajudar o planeta ter água mais limpa, aumentar a biodiversidade e melhorar a qualidade do ar que respiramos.
As árvores que aparecem aqui foram todas plantadas no segundo semestre de 2007.
Conforme o mato é roçado, dá para ver como as árvores estão crescendo.
Um morador dos arredores aproveitou para recolher o capim cortado para alimentar seus animais.
Olhe do outro lado do rio como as árvores estão enormes.
Este Post tem 0 Comentários