Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
SP ganha sistema de compartilhamento de bikes para pegar e deixar bicicleta onde quiser
Chamada de Yellow, a startup brasileira vai espalhar bicicletas pela cidade de São Paulo a partir do segundo semestre de 2018. No início, serão 20 mil veículos – mas a quantidade de bikes usada no programa pode chegar a até 100 mil, dependendo da adesão dos moradores da capital paulista.
Para usar o serviço de compartilhamento basta usar o smartphone. Por meio de tecnologia que integra internet e GPS, é possível pegar e deixar a bike onde for mais conveniente para o usuário. A ideia é, de fato, invadir São Paulo – incluindo a periferia!
Já licenciada pela prefeitura da cidade, a startup é fruto de parceria entre Eduardo Musa, que trabalhou na Caloi durante 15 anos, e os fundadores do 99 táxi, Ariel Lambrecht e Renato Freitas. “A Yellow vai atuar como um modal complementar que se integra aos outros meios de transporte para facilitar o ir e vir das pessoas nas grandes cidades”, explica Eduardo.
Mas, só apostar em tecnologia, não é suficiente. A China, inspiração primária da startup Yellow, já deu provas de que investir em infraestrutura cicloviária é também fundamental. Caso contrário, pode dar muito ruim!
Fonte – Jéssica Miwa, The Greenest Post de 03 de maio de 2018
Este Post tem 0 Comentários