Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
Clima seco aumenta risco de queimadas
Foto: Divulgação
Nos primeiros 17 dias de julho os casos de incêndios aumentaram 60% em comparação com todo o mês de junho
Na região Noroeste do Paraná não chove há, exatos 34 dias, conforme dados da Estação Climatológica Principal da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E ao que tudo indica passaremos mais uma semana sem precipitações, uma vez que as previsões são de tempo firme. Com isso, surge um problema, principalmente para quem utiliza e administra rodovias: as queimadas.
Devido à vegetação seca os incêndios aumentam. Nas estradas administradas pela concessionária Viapar nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Estado, em todo o mês de junho foram registrados 15 ocorrências. Já em 16 dias de julho esse número já é 60% maior. Ao perceber a presença de fumaça na pista a orientação é que os motoristas não tentem ultrapassar. Nesse caso a empresa deve ser comunicada.
O supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da empresa, Ronaldo Parpinelli, pede a colaboração dos usuários de outra forma. “Para que não joguem pela janela dos veículos bitucas de cigarro ou outros materiais que possam provocar chamas. É importante que se tenha essa consciência para não colocar outras pessoas em risco”, alertou.
Da mesma forma, proprietários de sítios, fazendas, chácaras ou terrenos devem evitar a chamada queimada de limpeza. Para acionar uma equipe da Viapar ligue para o telefone 0800 601 6001.
Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 17 de julho de 2018
Este Post tem 0 Comentários