Skip to content

Atletas de projeto social visitam Museu Esportivo

Eles integram o projeto “Arte Suave” da Associação para o Desenvolvimento do Jiu-Jitsu Paranaense

Uma viagem ao passado esportivo regional. Dezoito integrantes do projeto social “Arte Suave” da Associação para o Desenvolvimento do Jiu-Jitsu Paranaense (ADJJP) visitaram o Museu Esportivo de Maringá (MEM). Eles foram acompanhados pelo presidente da concessionária de rodovias Viapar, Guilherme Nogueira, patrocinadora da iniciativa histórica e também dos atletas.

No museu estão expostas aproximadamente 2 mil peças, num espaço de 200 metros quadrados. São fotografias, camisas, agasalhos, bolas, flâmulas, canecas, medalhas, troféus, recortes de jornal, além é claro de adereços das décadas de 40 aos dias atuais. “É um passeio muito gostoso pela história esportiva da cidade. Até comentei com o De Paula, responsável pelo museu, sobre um espaço para as lutas. Maringá é muito forte nesse esporte, uma vez que daqui já saíram inúmeros campeões brasileiros, pan-americanos e até mundiais de várias modalidades”, pontuou o coordenador do “Arte Suave”, Rui Pedro da Cruz Venâncio.

O presidente da concessionária elogiou o projeto. “Trata-se de uma exposição maravilhosa. Vamos trabalhar para levar o acervo para um lugar maior, uma forma de valorizar ainda mais a bela história da cidade. Esse trabalho de preservação é muito importante para entender as origens, as raízes. O passado é importante para você saber uma direção a seguir no futuro”, avaliou Guilherme Nogueira. “Também é um prazer incentivar estes jovens e saber que estão trilhando um belo caminho no esporte”.

Antônio Roberto de Paula, curador do MEM, destacou o apoio da Viapar desde 2016, quando o projeto surgiu no formato de exposições itinerantes. “Em Outubro de 2017 inauguramos este espaço e desde então temos recebidos centenas de pessoas todos os meses, muitas inclusive se tornam doadoras. E tudo isso só é possível graças a esta parceria com a concessionária”, revelou.

O programa “Arte Suave” ensina jiu-jítsu gratuitamente a estudantes de escolas públicas. Para participar, além de competir os beneficiados precisam tirar boas notas e não faltar nos treinos realizados diariamente na Academia Dojo Figth Club (DFC), em Maringá.

Serviço

A entrada no museu é gratuita. Ele está localizado na Rua Domingos Salgueiro, número 1415, esquina com a Avenida Carlos Borges – Jardim Guaporé. Fica aberto de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas e, no sábado, das 9 às 12 horas. Mais informações em www.museuesportivo.com.br.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 23 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top