Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Gavião carcará ferido é solto pelo IAP
Ele foi encontrado dentro do pátio da concessionária de rodovias Viapar
Foi solto na manhã desta quarta-feira (24), na zona rural de Maringá [próximo ao jardim industrial], um gavião caracará (Caracara plancus), também conhecido como carcará ou carancho. Ele foi encontrado ferido dentro do pátio da concessionária de rodovias Viapar, em Maringá, na última semana.
Depois de capturado, o animal foi levado imediatamente para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que o encaminhou para o hospital veterinário da Unicesumar. Lá foi constatado que a ave estava com traumatismo na asa direita. O animal recebeu tratamento médico com remédios e refeição especial (camundongos) e, depois de se recuperar, foi liberado para voltar à natureza.
O gavião carcará é um parente próximo dos falcões. Trata-se de uma ave oportunista que se alimenta de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis – ataca inclusive crias de mamíferos como filhotes recém-nascidos de ovelhas. Um adulto pode medir 97 centímetros (cabeça a cauda) e 124 centímetros de envergadura (de uma asa a outra).
Curiosidade
Este animal ficou ainda mais conhecido no Brasil em 1965 em razão da música “Carcará”, de João do Vale e José Cândido, interpretada por Maria Bethânia.
Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 25 de outubro de 2018
Este Post tem 0 Comentários