Por Pedro A. Duarte - Agência FAPESP - 12 de novembro de 2024 - Publicado…
O surgimento dos super plásticos
Por: AXEL BARRETT
Aditivos plásticos inovadores podem ser usados para transformar plásticos comuns em “super plásticos”.
Alguns aditivos “super plásticos” destinam-se a proteger a saúde e o bem-estar humanos. Outros são projetados para proteger o meio ambiente, tornando o plástico biodegradável.
A Symphony Environmental desenvolveu um conjunto de super plásticos de baixo custo para proteger a saúde humana, sob a marca d2p® (projetado para proteger).
ANTIMICROBIANO
A atual crise do coronavírus e o aumento da resistência das bactérias aos antibióticos nos lembram de ter cuidado quando se trata de bactérias, fungos e vírus.
Os vírus podem sobreviver em plásticos por até nove dias em temperatura ambiente e alguns agentes infecciosos sobrevivem em hospitais por 46 meses.
Todos os itens de plástico que as pessoas tocam podem ser fontes de infecção e deveriam ser letais para os micróbios.
A Symphony Environmental desenvolveu um sistema para incorporar o agente antimicrobiano no próprio produto plástico no momento da fabricação, para que seja eficaz durante toda a vida útil do produto. Isso é muito melhor do que pulverizar ou limpar, pois não passa com o tempo.
A tecnologia já foi testada contra bactérias e fungos, e testes foram urgentemente iniciados contra membros do grupo de coronavírus. Os testes serão executados no próprio COVID-19 assim que uma amostra estiver disponível.
A maioria dos plásticos, incluindo coatings, podem ser aprimorados com o d2p®.
Qualquer coisa, desde sacolas de compras, embalagens, maçanetas, telefones, bancadas, teclados, campainhas, cartões de crédito, notas de plástico, dispositivos de chip e alfinete, escovas de dentes, luvas, capas para sapatos, colchões, cortinas, máscaras, aventais, aventais, roupas de hospital, equipamentos médicos , seringas, cânulas e tubos de água podem ser melhorados com aditivos antimicrobianos.
Os aditivos antimicrobianos d2p® (AM) 97000 da Symphony são:
– aprovados pela Food & Drugs Administration (FDA) dos EUA para uso em embalagens de pão;
– registrados na Agência de Proteção Ambiental dos EUA para uma variedade de usos como aditivo antimicrobiano em materiais plásticos, listados sob o art. 95 do Regulamento de Produtos Biocidas da UE (528/2012) nas PT 2, 6, 7, 9, 10 e 21;
– testado com sucesso de acordo com a ISO 22196-07 e ASTM D7907-14 (bactérias); ASTM G21-90 (fungos) e ASTM D5589-09 (algas).
CANOS DE ÁGUA POTÁVEL
O crescimento de micro-organismos nocivos dentro de encanamentos e tanques de água potável de plástico e dentro da tubulação plástica de sistemas de ar condicionado é um problema real.
Tubos de plástico são a espinha dorsal da distribuição de água domiciliar, hospital, fábrica de alimentos, escola, escritório etc.
A vida útil esperada dos dutos e tubulações de plástico é de mais de 50 anos.
A água nos tubos não é estéril, independentemente da extensão em que a água é tratada.
Micróbios dentro dos canos de distribuição se multiplicam e produzem um biofilme.
Os biofilmes se desenvolvem em todos os canos e tanques de água potável, apesar do tratamento da água.
Os biofilmes representam uma ameaça ao hospedar muitos micro-organismos patogênicos e produtores de toxinas.
Todos os anos, milhões de pessoas morrem como resultado de doenças transmitidas pela água, tornando-a a principal causa de mortalidade em todo o mundo.
A Symphony Environmental desenvolveu agentes antibacterianos duráveis e ecológicos, voltados especificamente para a proteção de canos de água potável e dutos de ar, e possui a certificação NSF 61 para canos de água após testes extensivos.
EMBALAGEM DE PÃO ANTIMICROBIANO
Produtos de panificação, como muitos alimentos processados, estão sujeitos a deterioração física, química e microbiológica.
A embalagem de pão antimicrobiano d2p® da Symphony é uma tecnologia plástica que torna a embalagem de pão letal para bactérias nocivas, de modo a reduzir a contaminação do pão em sua embalagem.
Em fevereiro de 2020, a Symphony garantiu a aprovação do FDA nos EUA para sua embalagem de pão antibacteriano.
Foi testado com sucesso contra Staphylococcus Aureus, E. coli e outras cepas de bactérias nocivas.
A embalagem de pão antibacteriano d2p® tem uma taxa de morte efetiva maior que: 99.999%.
ANTI INSETOS
Mosquitos e moscas espalham doenças.
O plástico provou ser muito útil para proteger as pessoas dos insetos.
Os masterbatch plásticoS para inseticidas da Symphony foram projetados para serem incorporados a redes de mosquitos, bancadas de plástico, revestimentos de parede e teto e outras superfícies.
Os aditivos d2p® AI (anti-inseto) também podem ser adicionados a filmes e sacos agrícolas, como sacos de banana, para evitar que os insetos danifiquem as culturas.
O aditivo d2p AI (anti-inseto) foi mais recentemente usado com grande efeito para evitar que os insetos perfurassem os tubos de irrigação agrícola. Garante proteção ao longo da vida, fazendo com que durem mais e reduzindo o desperdício de água.
PROTEÇÃO DE ALIMENTOS
As embalagens de alimentos feitas com d2p® Ethylene Adsorber podem sequestrar etileno dentro da embalagem, atrasando a deterioração dos alimentos, regulando a umidade para retardar o processo de secagem, prolongando a vida útil e conservarndo as qualidades nutricionais, a crocância e o sabor do produto.
O d2p® Oxygen Scavenger também é importante nas embalagens de alimentos, pois o oxigênio é outro motivo para a deterioração dos alimentos dentro das embalagens.
RATOS E ROEDORES
Os roedores podem causar estragos nos sistemas elétricos se mastigarem os revestimentos e exporem os fios.
Os fios expostos podem causar incêndio ou eletrocussão.
O revestimento plástico com a tecnologia d2p® garante que os roedores sejam repelidos dos cabos elétricos.
PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS
A Symphony desenvolveu filmes mulching d2w® para produtores de alimentos, que biodegradam após o uso (portanto, não precisam ser removidos dos campos e descartados).
Estes também podem ser fornecidos com propriedades anti-inseto e antimicrobiano.
A tecnologia d2w® também pode ser usada para sacolas plásticas e outras embalagens plásticas, para garantir que elas não permaneçam ou flutuem por décadas.
Fonte: Bioplasticsnews
Para maiores informações www.d2p.net and http://www.d2w.net e RES Brasil
Este Post tem 0 Comentários