Por Ana Flávia Pilar - O Globo - 11 de novembro de 2024 - Com modelo…
O impacto das scooters elétricas nas cidades
Micromobilidade é a prática de usar veículos leves, principalmente bicicletas elétricas ou scooters, para transporte de curta distância.
Nos últimos três anos, enquanto o mundo buscava tornar as formas verdes de transporte mais acessíveis, o mercado de micromobilidade explodiu.
Cardona esteve na vanguarda desta tendência para um progresso sustentável.
Depois de se formar na Columbia no verão de 2017, ele ingressou na Lime, autoproclamada líder global em micromobilidade, como um de seus primeiros 50 funcionários.
Hoje, a Lime aluga scooters e bicicletas elétricas para inúmeras cidades ao redor do mundo, com o objetivo de reduzir a dependência de veículos emissores para viagens de curta distância.
De acordo com Cardona, as empresas de micromobilidade trabalham em simbiose com outras formas de transporte sustentável para melhorar a acessibilidade da cidade em que estão localizadas. Como cada empresa de micromobilidade opera com o mesmo objetivo e premissa básica, a estrutura essencial de cada uma é a mesma.
Cardona lista os sete componentes principais necessários para operar uma empresa de micro-mobilidade: governo, relações públicas, operações, reciclagem, finanças, dados e engenharia.
A Lime é uma das muitas empresas que se popularizaram recentemente com a expansão do mercado de micro-mobilidade.
Como outro exemplo, com apenas uma curta caminhada fora dos limites do campus de Columbia, as Citi Bikes, a forma mais popular de transporte de micro-mobilidade em Nova York hoje, são facilmente vistas.
O componente governamental é o mais importante para determinar a viabilidade do mercado em uma determinada cidade. Essa área envolve avaliar a atratividade de uma cidade para os fins da empresa, estimar o potencial de ganho do mercado e, por fim, formar as relações necessárias com os líderes da cidade.
A principal preocupação com relação às relações públicas é a segurança.
Na maioria das empresas de micro-mobilidade, o usuário deve baixar um aplicativo e ler as instruções de segurança antes de ter acesso ao veículo.
Este requisito faz parte integrante das relações públicas para manter uma imagem positiva junto dos potenciais consumidores e também dos potenciais investidores.
As operações são a logística pura de desenvolvimento e manutenção de uma empresa de transporte sustentável.
Para preencher um novo mercado, as scooters devem ser enviadas da China, onde são produzidas, para a cidade em questão.
Além disso, deve haver um depósito local onde as scooters possam ser levadas para serem carregadas ou reparadas.
Em termos de imagem global, talvez os componentes mais importantes de uma empresa de micro-mobilidade sejam a confiabilidade do serviço e a sustentabilidade.
A sustentabilidade, principalmente em termos de reciclagem , ainda é um obstáculo para todas as empresas de micro-mobilidade.
A embalagem e o transporte das scooters elétricas são uma grande fonte de resíduos de papelão e plástico, apresentando um desafio que todas as empresas de micro-mobilidade estão enfrentando.
Para as finanças , embora a empresa atenda à cidade em que atua, ela é financiada por investidores externos.
Para receber financiamento na cidade pretendida, a empresa precisa de dados de mercados anteriores com economia e infraestrutura semelhantes.
Dessa forma, os departamentos de finanças, dados e engenharia se entrelaçam. O uso do aplicativo de micro mobilidade e do GPS de micro mobilidade ajuda a registrar todos esses pontos de dados necessários.
Muito parecido com um Tesla, as scooters são projetadas para alimentar as informações coletadas de volta para o aplicativo, que revisa seu procedimento de acordo. Esse processo ajuda as empresas a projetar melhor modelos de scooters futuros e melhorar as operações com uma abordagem de projeto proativa.
Sem surpresa, a pandemia COVID-19 afetou o setor de micro mobilidade, mas talvez não apenas da maneira que seria de se esperar.
Por um lado, as empresas de micro-mobilidade tiveram que iniciar uma série de novos protocolos para aderir aos novos padrões de segurança que tratam de minimizar a propagação do vírus. Além disso, as empresas tiveram que reduzir parte de sua presença no mercado global devido à incapacidade de cobrir os custos indiretos devido ao uso reduzido de scooters.
No entanto, agora, quando as pessoas estão usando scooters, estão cobrindo distâncias mais longas. Antes do surto do COVID-19, as scooters eram usadas para cobrir uma distância média de 2 a 3 Km. Recentemente, as pessoas triplicaram ou quadruplicaram essa distância para evitar o transporte público durante as viagens dentro da cidade. Devido a esta mudança,
Mesmo para aqueles que optam por não usar as opções de transporte sustentável em uma cidade, a introdução de mercados de micro-mobilidade ainda é benéfica. Segundo Cardona, eles ajudam a melhorar a acessibilidade geral da cidade.
A construção de infraestrutura para scooters elétricas geralmente se traduz em adicionar mais ciclovias às ruas da cidade, alargar as faixas e calçadas e aumentar a acessibilidade para pequenas empresas. Melhorias como essas tornam as viagens pela cidade muito mais agradáveis para todos, com benefícios como redução do tráfego e maior uso dos espaços públicos.
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