Há um ano, a Uniliver se comprometeu a reduzir pela metade o uso de plástico virgem e remover 100.000 toneladas de embalagens de plástico de seu portfólio até 2025. A empresa deu passos significativos desde então. Várias de suas marcas mudaram para embalagens que usam menos plástico, plástico reciclado e, em alguns casos, nenhum plástico.
A Unilever lança seu maior teste de recarga de todos os tempos na nova loja Asda em Leeds, Reino Unido, uma loja pioneira em sustentabilidade, oferecendo sete marcas domésticas da Unilever disponíveis em embalagens reutilizáveis por meio de três modelos de refil. As três máquinas de recarga sem toque foram desenvolvidas pela empresa Beauty Kitchen através de seu programa “Return, Refill, Repeat”.
As estações de recarga fornecem sete marcas da Unilever com detergente para roupas, gel de banho, itens de limpeza doméstica, líquido lava-mãos, shampoo, condicionador entre outros. Este é o maior projeto desse tipo da Unilever na Europa, diz a empresa, fornecendo um “teste e aprenda” do mundo real para entender o que funciona melhor para os consumidores em um ambiente de varejo. De acordo com a Unilever, juntas essas três estações de recarga poderiam economizar o equivalente a 30.000 garrafas de plástico em apenas uma loja em um ano, com base no tamanho de garrafa de 500 mL de detergente para roupas.
Imagine a seguinte cena: você compra uma garrafa de sabonete líquido e, quando acaba o produto, em vez de jogar a garrafa no lixo, alguém vai até sua casa para reabastecê-la. Pode parecer surreal mas já é uma realidade no bairro Las Condes de Santiago, capital do Chile. O projeto da startup chilena Algramo busca contribuir para a economia circular. Por enquanto, a escala é pequena, pois apenas duas marcas (sabonete e detergente) fazem parte da iniciativa: Omo e Quix. Mas os planos são crescer e aumentar seus serviços.
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