Por Ana Flávia Pilar - O Globo - 11 de novembro de 2024 - Com modelo…
A importância de higienizar o lixo reciclável
A limpeza dos materiais que são destinados à coleta seletiva ainda gera dúvidas na maioria da população.
Trata-se de um dos passos fundamentais para a reciclagem e se não for realizado de maneira adequada, de fato vai prejudicar todo o processo.
Um primeiro problema são os restos de matéria orgânica que ficam nas embalagens e podem contribuir para a proliferação de fungos e bactérias, além de criar as condições para a desagradável presença de ratos e baratas no seu espaço de armazenamento.
O segundo problema é que a embalagem contaminada irá se misturar com outros materiais e comprometer parte ou a totalidade dos lotes de lixo reciclável enviados às Centrais Mecanizadas de Triagem e às cooperativas de reciclagem.
Thaíde demonstra como limpar os recicláveis antes do descarte. Foto: Recicla Sampa
Como higienizar os materiais corretamente para a coleta seletiva?
Primeiro e muito importante é realizar a limpeza das embalagens, mas evite desperdiçar água potável.
Muitos especialistas dizem que desperdiçar água potável lavando as embalagens pode ser ainda mais prejudicial para o meio ambiente do que descartar resíduos recicláveis em aterros.
Por isso, reuse e dê preferência para um papel ou guardanapo. Pode ser, inclusive, aquele que você acabou de usar na sua refeição.
Agora, a gente sabe que tem vezes que não tem jeito, né?
É só lavando mesmo. Nesses casos, quando precisar usar água, reuse a da louça ou use água da chuva previamente armazenada.
Outra dica importante é garantir que tudo esteja devidamente seco para não molhar os papéis em geral, como o sulfite e o papelão.
Ou seja, é importante colocar o lixo reciclável para secar antes de descartar e retirar todas as sobras de líquido das garrafas plásticas e de vidro.
Outras embalagens de papel, como as caixas de pizza, devem ter as partes sujas de gordura separadas para o descarte no lixo comum e as limpas devem ser destinadas para a coleta seletiva.
Importante ressaltar que guardanapos e papéis higiênicos usados não são recicláveis.
Além disso, é importante também informar que não é necessário lavar todas as embalagens direcionadas ao descarte.
Alguns exemplos são as sacolas plásticas de grãos (arroz, feijão, etc.).
Este Post tem 0 Comentários