Em contraste, os Novos Territórios são principalmente rurais e abrigam grandes extensões de terras agrícolas, vegetação ondulada, pântanos, montanhas, parques e rios.
Na superfície, os Novos Territórios parecem ser o pulmão verde de Hong Kong, mas a realidade é bem diferente.
Os rios que serpenteiam por esta paisagem exuberante estão de fato exalando grandes quantidades de gases de efeito estufa, de acordo com estudo de 15 cursos d’água da região.
“Todas as águas dos rios estavam supersaturadas com os três principais gases de efeito estufa, ou seja, dióxido de carbono, metano e óxido nitroso”, diz Derrick Yuk Fo Lai, professor do departamento de geografia e gestão de recursos da Universidade Chinesa de Hong Kong.
Lai descobriu que as concentrações desses gases eram às vezes 4,5 vezes maiores do que as concentrações atmosféricas.
O estudo, que avaliou o impacto da poluição da água nas emissões de gases de efeito estufa em Hong Kong, indicou que os rios da região são fontes persistentes de gases de efeito estufa atmosféricos e podem contribuir para o aquecimento global.
“Descobrimos que todos os rios estudados contribuiriam para as emissões de gases de efeito estufa”, diz Lai. A equipe descobriu que quanto mais poluído o rio estava, maiores eram suas emissões.
Este Post tem 0 Comentários