Por Noélia Lopez – AutoBild – Espanha – 20 de janeiro de 2023
Com uma alta porcentagem de empresas de P&D, energia e automotiva tentando encontrar a fórmula perfeita para liderar a corrida do hidrogênio, há quem prefira abrir fronteiras e explorar novas opções.
Aqui está um teste: um caminhão de amônia que se mostrou cinco vezes mais eficiente que os elétricos e três vezes mais que os movidos a célula de combustível.
Primeiro caminhão de amônia do mundo é da Amogy, empresa americana especializada em soluções de mobilidade sustentável que inclui a Amazon em seu grupo de investidores.
A Amogy concluiu com sucesso os testes com seu primeiro semirreboque movido a amônia.
Esta é a terceira etapa de um projeto que começou com a instalação de sua tecnologia de conversão de amônia em energia em um drone de 5 kW e, posteriormente, em um trator de 300 kW.
O semirreboque tem capacidade para armazenar até 900 kWh de energia elétrica líquida total em diversos tanques que são recarregados em menos de oito minutos.
Este é, mais ou menos, o tempo de carregamento que um carro a hidrogénio como o Toyota Mirai precisa e muito menos do que é preciso esperar para recuperar a autonomia dos veículos elétricos.
AMOGY APRESENTA O PRIMEIRO SEMI CAMINHÃO MOVIDO A AMÔNIA DO MUNDO
O caminhão de amônia da Amogy provou sua eficácia e, acima de tudo, sua eficiência em um teste de várias horas no campus da Stony Brook University.
No final deste mês, a equipe Amogy realizará um teste em escala real em uma pista de testes para mostrar o desempenho do caminhão em várias condições operacionais do mundo real.
Descarbonizar o transporte pesado
Relatórios europeus calculam que 23% das emissões totais de Gases de Efeito Estufa (GEE) vêm do transporte pesado.
É por isso que avançar na descarbonização deste setor é uma das prioridades das políticas europeias antipoluição .
O problema para os caminhões elétricos serem uma alternativa ao diesel é que a autonomia e, principalmente, a espera para recarregar as baterias é muito longa para atender às necessidades desse tipo de transporte.
É por isso que este caminhão de amônia se apresenta como uma alternativa com muitas opções para revolucionar o mercado.
A amônia é uma mercadoria global com 200 milhões de toneladas produzidas e transportadas a cada ano, o que, para os pesquisadores da Amogy, a torna “um combustível alternativo ideal e acessível”.
Este Post tem 0 Comentários