Skip to content

Lixo já é abundante no fundo do mar brasileiro

Por Ivan Conterno – Arte de Joyce Tenório – Jornal da USP – 4 de março de 2024Detritos foram encontrados entre 200 e 1.500 m de profundidade e a 200 km de distância da costa nos Estados de São Paulo e Santa Catarina; descarte contamina peixes de mar profundo levados ao comércio, com efeitos a longo prazo. As redes não vieram acompanhadas de lixo em apenas três dos 31 locais selecionados para estudar a diversidade de peixes de mar profundo em Ilhabela (SP) e Florianópolis (SC) – Foto: Amanda Alves Gomes.

Tido como uma das principais opções de alimentação saudável, os peixes podem também trazer consigo pedaços de lixo e contaminantes mesmo se pescados no mar profundo, longe das praias.

A presença desse material nas encostas continentais, que estão entre os ambientes mais remotos e menos conhecidos do Planeta, revela que o lixo é um problema que a humanidade está levando para todos os ecossistemas.

Essa preocupação foi levantada recentemente no primeiro registro científico de lixo em mar profundo do Brasil, publicado no Marine Pollution Bulletin por pesquisadores do Instituto Oceanográfico (IO) da USP.

A grande quantidade de lixo foi encontrada entre 200 e 1.500 metros de profundidade, a cerca de 200 km de distância da costa nos Estados de São Paulo e Santa Catarina, durante as expedições do projeto Deep-Ocean, financiado pela Fapesp.

O estudo foi liderado pela oceanógrafa Flávia Tiemi Masumoto e teve a supervisão do professor Marcelo Roberto Souto de Melo, ambos do Laboratório de Diversidade, Ecologia e Evolução de Peixes (Deep Lab) do IO.

Veja o que foi encontrado na costa do Estado de São Paulo

Próximo a São Paulo, o plástico e os metais foram os materiais mais abundantes, mas o vidro e concreto têm o maior peso. Em Santa Catarina, o material têxtil superou os metais em número, porém são os mais pesados. Imagem: Marine Pollution Bulletin

Há indícios de que parte do material pode estar no mar há décadas.

 

“Nós conseguimos verificar a data de validade de alguns produtos. Tinha uma embalagem de coco ralado cuja data de fabricação era de 1996. Isso não significa que o material foi jogado naquela data, mas pode ser uma estimativa”, comenta Flávia.

Coleta

As coletas foram feitas com redes de pesca semelhantes às utilizadas para capturar camarão, arrastadas rente ao fundo do oceano. A bordo do Alpha Crucis, navio de pesquisa da USP, as expedições do projeto percorreram o território marítimo brasileiro próximo a Ilhabela (SP) e a Florianópolis (SC).

Ainda a bordo, era feita uma primeira triagem e separação dos resíduos sólidos e, já no laboratório, o lixo foi lavado, contado, medido e pesado.

“Nas expedições, o foco eram os peixes de mar profundo, porém começou a vir muito lixo junto. Para mim, que estava na graduação, foi bem chocante. Então, Marcelo e eu decidimos triar o lixo que vinha junto ao invés de descartá-lo, separando por pontos de coleta.” Dessa forma, a estudante começou a descrever e mapear esse material em seu trabalho de conclusão de curso.

O lixo marinho na área mais próxima de São Paulo é mais abundante do que o em frente a Santa Catarina.

Isso provavelmente ocorre tanto pela maior quantidade de pessoas que vivem no litoral paulista quanto pelo maior volume de navios cargueiros que trafegam na região até o Porto de Santos, o maior da América Latina, além de plataformas de exploração de óleo e gás na Bacia de Santos.

SANTA CATARINA

Na ordem:

Embalagem de farinha encontrada no fundo do mar próximo a Florianópolis. Foto: Flávia Tiemi Masumoto

Camiseta achada no mar profundo em frente a Santa Catarina. Foto: Flávia Tiemi Masumoto

Descarte ilegal

“A origem do lixo pode ser tanto o descarte no continente quanto diretamente no local. Como alguns compostos mais densos afundam rapidamente, é provável que tenham sido descartados pela tripulação de embarcações ou de plataformas, mas existe também a possibilidade de que as correntes marinhas transportem objetos com menor densidade, como as sacolas e embalagens plásticas” explica Marcelo.

Entre as maiores preocupações estão os blocos de tinta colhidos, que podem ser fonte de contaminantes.

Nesse caso, o descarte durante a manutenção das embarcações seria a única explicação.

“As tintas têm um composto que é justamente para que nenhum organismo fique aderido ao casco dos navios e plataformas, então são muito tóxicas para o meio ambiente”, ressalta Flávia.

Vale destacar que a descarga de substâncias nocivas ou perigosas no mar territorial brasileiro é proibida por lei desde 2000.

De acordo com o professor, uma política para evitar essa poluição seria a fiscalização das empresas que operam no mar, com treinamento e conscientização da equipe a bordo.

O material que já está no local, no entanto, dificilmente será retirado. “Recolher esse lixo não é viável tanto do ponto de vista econômico quanto logístico.”

Equipe no navio Alpha Crucis – Foto: Marcelo Roberto Souto de Melo

Equipe no navio Alpha Crucis – Foto: Marcelo Roberto Souto de Melo

Equipe no navio Alpha Crucis – Foto: Marcelo Roberto Souto de Melo.

Microplástico

Outro impacto apontado é a presença de microplásticos no oceano, que pode também resultar do processo de fragmentação de pedaços maiores de plástico e, consequentemente, ser ingerido pelos organismos, inclusive aqueles importantes comercialmente, como a merluza, por exemplo.

Além disso, sabe-se que algumas espécies que migram verticalmente nos oceanos também podem ser uma fonte de microplástico para o mar profundo.

“Algumas espécies de peixes ficam em regiões mais profundas durante o dia e à noite sobem para regiões mais rasas para se alimentarem. Eles servem como uma fonte de plástico para o mar profundo, porque podem comer o plástico da superfície e descer. Uma vez que são predados, esse material plástico pode passar na cadeia alimentar.”

Um indício de que os animais de mar profundo também consomem o que é despejado no oceano são grãos de milho e de soja encontrados no estômago de uma espécie de peixe-granadeiro coletada.

Para entender melhor esse ciclo, o trabalho desenvolvido por Flávia em seu mestrado é o de estudar os impactos do lixo através da avaliação de microplástico ingerido pelos peixes apanhados no mesmo projeto.

A próxima etapa será investigar a possibilidade de contaminação nos invertebrados encontrados em algumas amostras, como esponjas-do-mar, poliquetas e pequenos crustáceos.

Mais informações: e-mails flavia.masumoto@usp.br, com Flávia Tiemi Masumoto, e melomar@usp.br, com Marcelo Roberto Souto de Melo.

* Estagiário sob supervisão de Fabiana Mariz e Luiza Caires

**Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top