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Fecomercio premia empresas sustentáveis – Pequenas e grandes empresas estão entre as selecionadas

A FUNVERDE compõe a banca julgadora deste importante prêmio.

Consumidor Moderno de 03 de setembro de 2009

A Fecomercio anuncia, no dia 23 de setembro, o nome dos vencedores do 1° Prêmio de Sustentabilidade organizado pela entidade. Casas Bahia e Pão de Açúcar, Editora MOL, Panificadora Pão Francês, entre outras, concorrem ao prêmio.

O evento, lançado no ano passado em comemoração aos 70 anos da Fecomercio e da crescente discussão sobre sustentabilidade que ocorre em todo o mundo, visa a premiar as empresas que apresentarem os melhores projetos ambientalmente corretos. Confira os finalistas e seus projetos:

CATEGORIA GRANDE EMPRESA

Casas Bahia – Amigos do Planeta

Concorre com o projeto Amigos do Planeta, que implementa uma política socioambiental sustentável com foco na conscientização do público interno para que atue como multiplicador em suas comunidades. O programa está baseado no conceito dos três R´s – redução, reutilização e reciclagem de materiais. Além disso, inclui ações de conscientização e de mobilização e projetos de eco-eficiência para redução do consumo de recursos naturais e energia elétrica.

Grupo Pão de Açúcar – Pão de Açúcar de Indaiatuba – Loja Verde

Com um aporte de R$ 7,5 milhões, o Pão de Açúcar Indaiatuba criou o primeiro supermercado verde da América Latina, reunindo em um único espaço uma série de inovações de estímulo ao consumo consciente e desenvolvimento social, com alto grau de replicabilidade em toda a rede e também nas demais bandeiras controladas pela empresa. Desta forma, a companhia estabeleceu um novo padrão de gestão, operação e relacionamento com seu público, oferecendo aos clientes uma proposta sustentável e inovadora de operação para o varejo supermercadista.

Leo Madeiras – Escola da Marcenaria Moderna

A Escola surgiu em 2004 por meio de uma parceria com o Liceu de Artes de Ofícios de São Paulo e, em 2006, expandiu-se por meio de acordo com o SENAI, onde hoje funciona em oito unidades. Os cursos, abertos a todo o mercado, são exclusivamente voltados às necessidades do setor de marcenaria, porém com currículo contemplando a responsabilidade socioambiental.

Entre as disciplinas, os participantes recebem noções de redução do impacto ambiental, perenidade do negócio de marcenaria, manutenção e geração de emprego e renda, bem como inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidades.

CATEGORIA MICRO EMPRESA

Panificadora Pão Francês – Revelando Talentos

Um museu histórico e fotográfico da cidade e, como segundo passo, a busca pelo artesanato popular para fortalecer os vínculos sociais da comunidade, abrindo espaço para 18 artesãos exporem e venderem seus produtos, desde que os mesmos tivessem como premissa o reaproveitamento de matérias-primas diversas. Foi desta forma que a Panificadora Pão Francês, localizada na pequena Oscar Bressane, cidadezinha próxima a Marília (SP), criou o Revelando Talentos e ao poucos aumentou a freqüência em seu estabelecimento. Hoje, 42 famílias complementam suas rendas por meio do projeto.

Projeto Terra – A vitrine do comércio solidário

Programa criado com o objetivo de ser a prateleira para produtos feitos de forma socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta. Deste modo, todos os produtos que a empresa revende são feitos por Organizações Não-Governamentais (ONGs), entidades filantrópicas, comunidades carentes, grupos socialmente excluídos e por pessoas ou empresas que utilizam materiais reciclados e madeiras redescobertas ou com o selo FSC (Selo Verde). Hoje, a empresa já fatura cerca de R$ 143 mil por ano.

Tekoha – Rede Tekoha

A Tekoha dedica-se à comercialização de artesanatos, produtos e serviços de comunidades tradicionais brasileiras, desenvolvendo uma nova dinâmica de colaboração entre essas comunidades e os centros consumidores, a partir de um modelo de negócio sustentável. Por meio de parcerias com os produtores de artesanato, a Tekoha promove a geração de renda e o fortalecimento de diversos grupos de trabalhadores tradicionais, distribuídos pelo Brasil.

CATEGORIA PEQUENA E MÉDIA EMPRESA

Biblioteca de Idéias – Polibrasil

A Biblioteca de Idéias atua no segmento de estandes para feiras e eventos e conta com designers, cenógrafos e arquitetos. Por meio do uso de um produto chamado Polibrasil, a empresa mostra sua experiência em trabalhar com produtos artesanais para a construção de cenários e estandes. A Biblioteca de Idéias tem uma rede de relacionamentos de artesãos e, desta forma, colabora não somente para a preservação do meio ambiente, mas também para a valorização e melhoria de muitas vidas.

Editora MOL – Sorria – A revista como ação social

A Editora MOL apresenta o projeto de criação da revista Sorria, que aborda histórias com lições de vida aprendidas em grandes perdas. Tem também por objetivo captar recursos para a construção de um novo hospital para o GRAAC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), bem como mobilizar a sociedade em torno da causa do câncer infanto-juvenil.

Supermercado Ademar – Multiplicadores de Sustentabilidade

Uma idéia simples: trocar as sacolas plásticas pelas retornáveis e, desta forma, reduzir o desperdício no meio ambiente. No início, Dona Dalva – como é conhecida da proprietária do Supermercado Ademar, localizado no Jardim São Marcos, em Campinas – teve uma certa resistência por parte dos compradores. Mas por meio de um trabalho diário de conscientização dos benefícios que uma nova postura de consumo pode gerar Dona Dalva implementou o projeto Multiplicadores de Sustentabilidade. Em dois anos, o projeto conseguiu operacionalizar 4500 sacolas retornáveis, livrar rios e córregos da região da poluição provocada pelo descarte de sacolas de plástico, melhorar a gestão interna da empresa e disseminar efetivamente as oportunidades econômicas geradas a partir da contenção do desperdício e do respeito ao meio ambiente.

CATEGORIA ENTIDADE

Sincoquim / Associquim – Prodir Processo de Distribuição Responsável

Por meio desse processo, as distribuidoras de produtos químicos e petroquímicos se comprometerão a dirigir suas ações quanto ao manuseio, uso, armazenamento, transporte e disposição de produtos buscando a melhoria contínua e a proteção para a saúde, segurança dos funcionários, clientes, comunidade e meio ambiente.

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