Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Responsabilidade vira economia
Empresa maringaense é referência na região, como prestadora de serviço ambiental evitando descarte de material tóxico
Lâmpadas descartadas representam risco de contaminação do solo
Dona Maria trocou a lâmpada fluorescente que já não ilumina a sala de estar e a jogou no lixo. O destino desse resíduo doméstico é o aterro sanitário, que não deveria receber esse tipo de material considerado tóxico e perigoso. E é aí que começa, ou melhor, cresce o problema.
A questão central não é a lâmpada jogada por dona Maria no lixo, mas imagine centenas, milhares ou até milhões delas sendo despejadas no aterro, descartadas também pelos grandes consumidores como as indústrias e as empresas.
Isso representa um grande risco de contaminação do solo e dos lençóis freáticos por metais pesados extremamente tóxicos contidos nesses materiais, como mercúrio, nocivo ao meio ambiente.
Vale salientar que existe uma lei ambiental que obriga os revendedores e os fabricantes não só a receber, mas principalmente a dar um fim às lâmpadas “aposentadas”. Mas o que seria na prática dar a destinação correta?
Para evitar, assim, que esse material tóxico seja descartado impropriamente no meio ambiente, várias empresas se especializaram na prestação de serviço especializado.
Em Maringá, a Nortevisual é referência na área. “Temos uma parceria com a empresa Ambiensys, de Curitiba, que possui uma tecnologia inovadora chamada Bulbox para a correta destinação de lâmpadas”, diz Alexandre Sefrian Martins, consultor de vendas da Nortevisual.
Uma das principais vantagens do serviço oferecido, além do custo, é que o equipamento compacto faz a descontaminação da lâmpada no próprio local da empresa ou onde estão armazenadas.
“Isso reduz o custo porque evita as despesas de transporte e os riscos de transportar um elemento perigoso, como o mercúrio, em sua forma mais tóxica”, atenta Martins.
Ele acrescenta que a empresa ainda possui licença junto ao Instituto Ambiental do Paraná para a prestação do serviço de coleta e transporte dos resíduos contaminados gerados por postos de combustível, lavanderia, indústrias, empresas de ônibus, entre outros.
Processo ambientalmente seguro
O equipamento compacto pode fazer a descontaminação da lâmpada na própria empresa
R$ 0,60 é o custo médio referente a coleta e correta destinação de cada lâmpada
Neste processo, os resíduos ficam separados e armazenados com segurança dentro do equipamento, composto de um tambor de aço, acoplado ao sistema de trituração, aspiração (sistema a vácuo), tripla filtragem (retenção de micro partículas de vidro, pó fósforo e vapor de mercúrio) e mesa de acionamento dotada de comandos com microprocessador, contador digital e botão de emergência.
Depois da descontaminação, os resíduos serão transportados até cada uma das maiores empresas de reciclagem de vidro e alumínio do país.
Isso permite a Nortevisual fornecer a cada cliente a Certificação de Reciclagem e Destinação Final de Resíduos, garantindo a rastreabilidade, que se caracteriza como um necessário e importante procedimento para empresas certificadas ou em processo de certificação ISO 14000.
O cliente ganha em economia, confiança, segurança e, ainda, participa de um grande processo de desenvolvimento sustentável e responsabilidade com o meio-ambiente.
Para saber mais sobre a Nortevisual, clique aqui.
Este Post tem 0 Comentários