Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Rede espanhola paga a clientes que dispensam saquinhos
Agência Lusa, 29 de fevereiro de 2008
Em iniciativa inédita, uma rede de supermercados de Barcelona está concedendo descontos para clientes que dispensarem o uso de sacos plásticos.
Para cada 10 euros que gastarem, os clientes ecologicamente corretos ganham de volta 2 centavos.
A campanha “Melhor do que um saco plástico” partiu da rede de supermercados catalã “Bon Preu” (“bom preço”, em português) e tem como objetivo conscientizar os clientes para a necessidade de uma redução drástica do número de saquinhos utilizados.
“O custo do saco é simbólico em comparação com os benefícios que a economia de sacos de plástico traz ao impacto ambiental”, diz um panfleto informativo da rede.
Com a ação, a empresa pretende chamar a atenção para o fato de o plástico ser um material impermeável e não degradável, que provoca a morte de inúmeros animais marinhos.
Diversos estudos demonstram, entre outros exemplos, que tartarugas vêm morrendo com estômagos obstruídos por saquinhos, facilmente confundíveis com águas-vivas.
Os catalães usam, em média, seis sacos plásticos por compra, o equivalente a mais de 11 milhões por semana.
A rede traçou como meta reduzir o uso em dez milhões de unidades em 2008.
Em declarações à Lusa, uma representante do supermercado Esclat de Tarragona, que pertence à rede, confirmou o êxito da campanha, assegurando que os próprios clientes tomam a iniciativa de trazer outros meios para transportar as compras.
Apesar do sucesso, a direção da rede de supermercados ainda não dispõe de números concretos, já que a ação foi colocada em prática há apenas 10 dias.
O governo da Catalunha está tentando encontrar formas de reduzir o número de sacos plásticos em 30% até 2009 e em 50% até 2012.
No âmbito nacional, o Ministério do Meio Ambiente espanhol decidiu substituir 70% dos sacos plásticos pelos de papel até 2015.
Socorro, sacola de papel de uso único não.
Usar a rara terra fértil do planeta para plantar sacolas não.
Entre as alternativas para quer evitar o uso dos sacos estão os carrinhos de feira, os sacos de papel e as caixas de papelão.
A rede “Bon preu” implementa a campanha de descontos em uma época em que diversas cadeias de hipermercados ao redor do mundo passaram a cobrar pelos sacos plásticos solicitados pelo cliente.
Este Post tem 0 Comentários