Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Viçosa, MG – Projeto que prevê a substituição de sacolas plásticas é aprovado pela Câmara
O último debate realizado na Câmara Municipal de Viçosa (CMV) gerou discussões em torno da preocupação com as questões ambientais. O vereador, Marcos Nunes, apresentou um projeto que prevê abolição das sacolas plásticas de embalagem por lei municipal.
Marcos Nunes alertou para o problema gerado pelas sacolas plásticas, muito utilizadas em estabelecimentos comerciais. Segundo ele, o material utilizado na fabricação é degradante e altamente poluente.
Para o vereador a abolição do uso de sacolas plásticas de polietileno de alta densidade (PEAD) em substituição com outras retornáveis é viável, para tanto a comunidade deverá contribuir, com ações ecologicamente corretas.
Segundo dados da prefeitura, Viçosa gasta cerca de 300 mil por ano, com a limpeza urbana, verba esta que poderia estar sendo utilizada para outros fins.
Algumas cidades brasileiras já abandonaram o uso das sacolas plásticas, como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A alternativa foi utilizar as ditas retornáveis, mais conhecidas como sacolas de tecido. A intenção é de que Viçosa siga esse exemplo, mas para isso é necessário propor uma reeducação ambiental, que de acordo com o vereador será um grande desafio.
“Verificamos que há uma percepção generalizada que nos últimos séculos a ação humana tem modificado profundamente o equilíbrio do planeta,contribuindo para as mazelas ambientais”, alerta Marcos.O projeto foi aprovado por todos legisladores, em primeira votação.
Fonte – Camila Barros, Jornal de Viçosa de 02 de julho de 2010
Este Post tem 0 Comentários