Skip to content

Chile – Ativistas solicitam proibição total de cultivos de transgênicos no país

Não aos transgênicos!”. Com essa palavra de ordem, dezenas de ativistas da organização “Chile Sem Transgênicos” realizaram, na manhã de hoje (25), uma manifestação pacífica em frente à CasaPiedra, local onde acontecia o Encontro Nacional de Agro 2010 (Enagro).

Na ocasião, os manifestantes leram uma Declaração Pública direcionada a José Antonio Galilea, ministro da agricultura do Chile, quem também estava no Encontro. No documento, a organização pediu que o representante do Ministério da Agricultura (Minagri) solicite estudos e análises sobre as consequências da liberação dos transgênicos no Chile.

De acordo com a carta lida nesta manhã, Galilea assinou, na semana passada, na reunião sobre segurança alimentar do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), uma declaração conjunta na qual apoia a aprovação “da biotecnologia e de outras tecnologias seguras, efetivas e ambientalmente sustentáveis para assegurar o desenvolvimento sustentável do setor agrícola e para aumentar a quantidade de oferta de alimento”.

Por conta disso, a organização ressaltou, hoje, os perigos do cultivo de transgênicos no país. Segundo a declaração, estudos científicos revelam “claramente que os cultivos transgênicos resultaram inseguros para a saúde da população, em defectível para a agricultura e ambientalmente contaminantes em todos os países que já os adotaram”.

Abortos espontâneos, má formações congênitas, problemas mentais em recém nascidos, deslocamento de pequenos agricultores e camponeses foram apenas alguns exemplos – destacados por Chile Sem Transgênicos – de efeitos causados pelos organismos modificados.

“Confiamos que nossas autoridades revisarão a literatura científica disponível, aplicarão o incentivo comum e o princípio de precaução ante os iminentes danos ambientais, sociais e para a saúde que esses cultivos produzem. Pensamos que o Governo não pode ignorar a vivência mundial e a posição social nesse tema”, destacaram, solicitando a “proibição total dos cultivos transgênicos no Chile”.

Transgênicos no Chile

Informações do Serviço Agrícola e Pecuário (SAG, por sua sigla em espanhol), revelaram um aumento no cultivo de transgênicos no país. Segundo dados do Serviço, Chile produziu, na safra de 2005-2006, quase 13 mil hectares de sementes transgênicas de exportação, mais de quatro mil hectares a mais do que o cultivado no período anterior. Do total da área cultivada, 12 mil hectares eram de milho transgênico.

Enagro – Organizado pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), o Encontro Nacional de Agro (Enagro) reúne autoridades governamentais e empresários para discutir questões relacionadas à agricultura. Nesta edição, o tema central foi “Inovar: chave para uma boa colheita”.

Fonte – Karol Assunção, Adital de 25 de outubro de 2010

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top