Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Americana, SP – Lei que proíbe sacolas plásticas muda hábitos do consumidor
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=pDwlJ6m-aGQ]
A nova lei que proíbe o comércio de Americana a distribuir sacolas plásticas está mudando os hábitos da população.
A medida, que entrou em vigor no domingo (5), vale para todo o comércio – supermercados, lojas e farmácias, entre outros, proíbe até mesmo o uso de sacolas biodegradáveis.
Algumas lojas da cidade colocaram à venda sacolas retornáveis, que têm um custo para o consumidor, mas são permitem que sejam reutilizadas. Nas ruas, muitos consumidores carregam as compras debaixo do braço.
O comerciante que descumprir a lei está sujeito a uma multa de R$ 5 mil na primeira autuação, em caso de reincidência, R$ 10 mil e, no caso de uma terceira infração, pode ter o estabelecimento fechado.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Americana, Jonas Santarosa, a fiscalização será feita por equipes da prefeitura e também após denúncias feitas pela população, apontando lojas e supermercados que descumprem a lei, que podem ser feitas pelos telefones (19) 3471-7770 ou pelo 153.
Parabéns a mais uma cidade que se livrou de 10% de todo o seu lixo, que é o que correspondem as sacolas plásticas de uso único.
Estamos acompanhando a movimentação da cidade desde o início do projeto e ficamos felizes que eles tenham conseguido.
Claro que tem gente descontente, mas são os de sempre, aqueles acomodados, preguiçosos, incapazes de mudar, nem que seja para salvar sua própria vida, mas estes, oras estes, deixem que reclamem, pois estes sempre vão reclamar de tudo, de qualquer maneira.
Este Post tem 0 Comentários