Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
A catástrofe de Maceió
A BRASKEM PASSOU POR AQUI: A catástrofe de Maceió | Documentário completo de Carlos Pronzato
Carlos Pronzato, que vive no Brasil desde os anos 90, retrata drama de quem teve que deixar suas moradias por causa do fenômeno geológico causado pela mineração da Braskem que atinge ao menos 4 bairros da cidade.
Por Jamerson Soares –
O documentarista e escritor argentino Carlos Pronzato, de 62 anos, visitou Maceió neste ano, mas não veio a passeio.
A visita foi para a gravação de um documentário que conta histórias de famílias afetadas por rachaduras e afundamento do solo que atingem ao menos 4 bairros da cidade, a maior tragédia geológica já registrada no país (veja o trailer no vídeo acima).
As gravações do filme “A Braskem passou por aqui: a catástrofe de Maceió” começaram em maio.
A Braskem desenvolveu o Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCF), que identificou a necessidade de desocupação de 14.394 imóveis por causa do risco de desabamento.
Por meio de nota ao G1, a empresa afirma que 95% deste total já foram desocupados e que “o Programa também paga o auxílio-aluguel no valor de R$ 1 mil mensais por pelo menos seis meses e até dois meses após a homologação do acordo de indenização entre a Braskem e a família”
O documentário mostra a revolta e o sofrimento de quem perdeu suas moradias e seu negócios.
O filme também traz relatos de geólogos, empresários que perderam seus estabelecimentos e lideranças de movimentos sociais dos bairros Bebedouro, Bom Parto e Pinheiro.
Veja a reportagem inteira aqui
Este Post tem 0 Comentários