Skip to content

Agricultura é chave para enfrentar falta de água e energia, diz FAO

Para atender população mundial, produção de alimentos deverá crescer 70% até 2050

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (17/11), na Alemanha, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) destacou que a agricultura é a chave para enfrentar as necessidades futuras de água e energia. Mas, segundo a organização, é preciso planejamento integral e maior atenção aos pequenos produtores.

Para Alexander Müller, diretor-geral adjunto da FAO para Recursos Naturais, a agricultura “pode e deve se transformar na coluna vertebral da economia verde do amanhã”. O executivo ressaltou ainda que “os desafios de segurança alimentar, o desenvolvimento econômico e a segurança energética no atual contexto de desenvolvimento demográfico requer atenção renovada ao agronegócio”.

A FAO calcula que para alimentar a população mundial, que irá alcançar 9 bilhões de pessoas em 2050, a produção mundial deve aumentar em 70%. A demanda global de energia vai aumentar 36% até 2035 e a concorrência pela água entre a agricultura, as cidades e a indústria vai se intensificar.

“Chegou a hora de parar de tratar os alimentos, a água e a energia como questões separadas e enfrentar o desafio de equilibrar de forma inteligente as necessidades destes três setores, aproveitando as sinergias e buscando oportunidades para reduzir o uso da água, ao invés de competir por ela”, explicou Müller.

Fonte – Globo Rural de 17 de novembro de 2011

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top