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Aos poucos, os microplásticos dos pneus estão poluindo nossos rios

Por – Griffith University – 6 de setembro de 2023 – Nas águas pluviais urbanas, as partículas provenientes do desgaste dos pneus foram os microplásticos mais prevalentes, descobriu um novo estudo liderado por Griffith.

Publicado na Environmental Science & Technology, o estudo mostrou que no escoamento das águas pluviais durante a chuva, aproximadamente 19 em cada 20 microplásticos coletados eram partículas de desgaste de pneus, com algo entre 2 e 59 partículas por litro de água.

“A poluição dos nossos cursos de água por microplásticos é uma preocupação ambiental emergente devido à sua persistência e acumulação em organismos e ecossistemas aquáticos”, disse o autor principal, Dr. Shima Ziajahromi, investigador do Australian Rivers Institute.

“O escoamento de águas pluviais, que contém uma mistura de sedimentos, poluentes químicos, orgânicos e físicos, é um caminho crítico para os microplásticos serem eliminados dos ambientes urbanos durante a chuva e para os habitats aquáticos.

“Mas, até agora, o nosso conhecimento sobre a quantidade de microplásticos nas águas pluviais urbanas, particularmente as partículas de desgaste dos pneus, é limitado, tal como o são as estratégias potenciais que podemos utilizar para minimizar esta fonte.”

A responsável Dr. Shima Ziajahromi, pesquisador do Australian Rivers Institute

A borracha dos pneus contém até 2.500 produtos químicos com os contaminantes que vazam dos pneus considerados mais tóxicos para bactérias e microalgas do que outros polímeros plásticos.

“Devido aos desafios analíticos na medição desta fonte de microplásticos em águas pluviais, as pesquisas realizadas até o momento muitas vezes carecem de informações sobre o número real de partículas de desgaste de pneus em amostras de água”, disse o Dr. Ziajahromi.

Informações quantitativas deste tipo são cruciais para melhorar a nossa compreensão da quantidade de partículas de desgaste dos pneus nas águas pluviais, avaliar o risco para o ambiente e desenvolver estratégias de gestão.

“Nosso estudo quantificou e caracterizou microplásticos e partículas de desgaste de pneus tanto no escoamento de águas pluviais quanto nos sedimentos dos sistemas de drenagem de águas pluviais em Queensland”, disse o co-autor Professor Fred Leusch, que lidera o Programa de Pesquisa Toxicológica do Australian Rivers Institute.

“Também avaliamos a eficácia de um dispositivo de tratamento de águas pluviais para capturar e remover esses contaminantes das águas pluviais e avaliamos o papel de um pântano construído para águas pluviais para capturar microplásticos nos sedimentos, removendo-os do escoamento de águas pluviais.”

“O dispositivo é uma bolsa feita de malha de 0,2 milímetros que pode ser adaptada em drenos de águas pluviais. Embora originalmente projetado para capturar poluentes brutos, sedimentos, lixo, óleo e graxa, reduziu significativamente os microplásticos do escoamento bruto, com até 88% menos microplásticos na água tratada que passou pelo dispositivo.”

 

Professor Frederic Leusch que lidera o Programa de Pesquisa em Toxicologia ARI (ARITOX) no Australian Rivers Institute

 

Amostras de sedimentos coletadas na entrada e saída de um pântano construído para águas pluviais continham entre 1.450 a 4.740 partículas em cada quilograma de sedimento, com mais microplásticos no sedimento na entrada do que na saída, indicando a capacidade do pântano de removê-los das águas pluviais.

“Os microplásticos que entram em zonas húmidas construídas para sistemas de drenagem de águas pluviais depositam-se nos sedimentos e formam um biofilme, levando à sua acumulação ao longo do tempo, removendo-os do escoamento de águas pluviais”, disse o Dr.

“O escoamento de águas pluviais urbanas normalmente requer tratamento para a remoção de sólidos suspensos e nutrientes como nitrogênio e fósforo em muitas jurisdições na Austrália, com algumas também exigindo a remoção de poluentes brutos. No entanto, as regulamentações estão atrasadas quando se trata de microplásticos e partículas de desgaste de pneus.”

“Nossas descobertas mostram que tanto os pântanos construídos quanto o dispositivo de captura de águas pluviais são estratégias que poderiam ser potencialmente usadas para prevenir ou pelo menos diminuir a quantidade de partículas microplásticas de desgaste de pneus transportadas das águas pluviais para nossos cursos de água.”

 

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