Por Pedro A. Duarte - Agência FAPESP - 12 de novembro de 2024 - Publicado…
Aprenda a usar corretamente o lixo orgânico como adubo caseiro
Existem muitos produtos orgânicos que são desperdiçados no ambiente doméstico e que podem ser reaproveitados na agricultura orgânica. | Foto: iStock by Getty Images
É preciso saber exatamente qual o objetivo de cada resíduo quando aplicado ao solo
Vamos considerar lixo orgânico todo e qualquer tipo de resíduo orgânico de origem vegetal ou animal.
De acordo com o Especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, o ser humano produz toneladas de lixo orgânico diariamente, tais como: restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, água utilizada no preparo de refeições, dentre outros lixos orgânicos que acabam sendo inutilizado por nós.
Felizmente, esse mesmo lixo orgânico pode ser reutilizado para fazer a adubação orgânica das plantas que produzimos em casa, já que fornecem grande parte dos nutrientes que elas precisam para crescer com saúde, além disso, na agricultura orgânica é proibida a utilização de adubos químicos, por isso, precisamos utilizar somente o que a natureza nos fornece.
O lixo orgânico utilizado como adubo orgânico
A produção de adubo orgânico pode ser feita de duas formas: por meio do reaproveitamento de materiais vindos da indústria ou da propriedade rural e reutilizando o lixo orgânico caseiro, vai depender do tamanho da produção orgânica.
Adubo orgânico rural
Para quem produz em maior quantidade, vale a pena utilizar os resíduos da indústria.
Adubo orgânico caseiro
Já quem tem interesse em produzir em menor quantidade, pode utilizar o lixos orgânico caseiro. Dessa forma, podemos produzir o nosso próprio e de nossa família e ainda ajudar a conservar o meio ambiente.
Foto: iStock by Getty Images
O Problema da informação superficial
O grande inimigo da produção de adubo orgânico utilizando o lixo orgânico doméstico é a falta de conhecimento sobre o assunto e a enormidade de conhecimento incompleto que encontramos na internet. Infelizmente, não basta adicionar o lixo orgânico direto no solo, temos que saber, exatamente, o que estamos fazendo e qual o objetivo daquele lixo orgânico que estamos utilizando como adubo orgânico. Se, simplesmente, adicionarmos o lixo orgânico direto no solo, ou fizermos uma pseudo adubo, sem saber para que vamos utilizá-lo, quais os nutrientes que aquele adubo orgânico fornecerá para a planta, como e quando aplicá-lo, provavelmente, vamos ter problemas na nossa produção, pois fazer a adubação orgânica correta é imprescindível para que a planta cresça com saúde e uma planta saudável terá menos ataque de pragas e doenças. Este é um dos princípios da agricultura orgânica. Mas….
Se utilizarmos corretamente o lixo orgânico para fazermos uma adubação orgânica correta, teremos resultados excelentes, pois a planta estará munida com todos os nutrientes que precisa para crescer com saúde. Clique aqui para aprender a produzir e aplicar os adubos orgânicos que a sua planta precisa, reutilizando seu lixo orgânico no composto orgânico caseiro.
Felizmente, quando aplicado corretamente, o lixo orgânico pode produzir excelentes adubos complexos que utilizaremos para fazer a adubação orgânica. Vamos entender quais são os principais lixos orgânicos que podemos utilizar para fazer adubo orgânico caseiro e quais são sua função para o adubo.
Casca de banana
A casca de banana, ou até mesmo a própria fruta são ótimas fontes de Potássio para suas plantas, principalmente para roseiras.
Casca de ovo
As cascas de ovos que sobram após a preparação da refeição são ricas em Cálcio, Nitrogênio e Ácido Fólico.
Borra de café
A borra de café é uma excelente fonte de Nitrogênio.
Vinagre branco
É rico em Potássio e auxilia a equilibrar o pH do solo mais ácido.
Sal
O Sulfato de Magnésio, ou sal Epsom como é conhecido internacionalmente, é rico em Magnésio e ideal para o desenvolvimento de sementes e para o processo enzimático da planta. Além disso, consegue fazer com que a planta absorva uma maior quantidade de nutrientes.
Grama cortada
A grama cortada é facilmente encontrada e muitas vezes é desperdiçada pelos agricultores, contudo, é um lixo orgânico rico em Nitrogênio.
Leite em pó
O leite em pó, assim como o leite comum é uma boa opção para repor o Cálcio da planta e também é rico micronutrientes.
Melaço
O melaço é rico em inúmeros nutrientes, como Carbono, Ferro, Enxofre, Potássio e outros. Quando colocado no adubo orgânico, age também como alimento para os microrganismos benéficos à planta.
Gelatina
A gelatina é uma ótima forma de transferir Nitrogênio ao adubo orgânico.
Cinzas de madeira
Rica em Carbonato de Cálcio e Potássio, às cinzas vindas de madeiras são excelentes para equilibrar o pH alcalino do adubo orgânico.
Água de aquário
Ao trocar a água de aquários de água doce, você pode reutilizá-la, pois os excrementos dos peixes são uma boa fonte de Nitrogênio.
Água utilizada no preparo de refeições
Ao cozinhar legumes sempre despejamos a água na pia e nem nos preocupamos com a quantidade de nutrientes existentes ali. Utilizar essa água nas plantas faz com que nutrientes diversificados sejam adicionados no adubo orgânico, além de reaproveitar algo que iria diretamente para o lixo.
Compare os lixos orgânicos
Existem muitos produtos orgânicos que são desperdiçados no ambiente doméstico e que podem ser reaproveitados na agricultura orgânica. Além disso, é possível reunir diversos tipos de lixo orgânico para estabelecer uma diversidade de nutrientes e compor um adubo orgânico complexo que suprirá todas as necessidades da planta. Produzir um alimento orgânico é muito recompensante, pois ele é livre de agrotóxico, e mais saudável que o convencional. A hora de começar é agora e para isso precisamos aprende a fazer a adubação orgânica de nossa produção. Veja abaixo a tabela comparativa:
Fonte – Thiago Tadeus Campos, CicloVivo de 03 de abril de 2017
Este Post tem 0 Comentários