Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
As escolhas das roupas têm impacto ambiental?
Por Hannah Gingrich – Biblioteca do distrito de Herrick – Holland Sentinel
O movimento de sustentabilidade em têxtil costuma citar as palavras agora famosas da designer de moda e ambientalista Vivienne Westwood de 2017.
O movimento tem crescido rapidamente nos últimos cinco anos ou mais, com foco no tratamento ético dos trabalhadores e nas práticas ecológicas.
E, estranhamente, o lema de Westwood combina bem com o que sua avó sempre lhe ensinou:
Não jogue fora, se você ainda pode usar.
Muitas de nossas roupas hoje em dia são feitas de plástico.
Ninguém concorda com as estatísticas de quanto disso tudo acaba em aterros sanitários a todo ano, mas eles concordam que é muito.
Um estudo da Câmara dos Comuns do Reino Unido de 2019 concluiu que a produção têxtil contribui mais para a mudança climática do que toda a aviação internacional e o transporte marítimo juntos.
O que são essas roupas de plástico? Você deve estar mais familiarizado com o poliéster, que é derivado do petróleo.
Gostamos dela porque produz roupas baratas, de secagem rápida e não precisa ser passada, o que a torna ideal para o nosso estilo de vida moderno e agitado.
A má notícia: não é biodegradável e pode poluir muito o meio ambiente.
Ou pegue o náilon, que é 100% sintético e requer uma grande quantidade de água e energia para ser produzido.
Ou considere o acrílico, frequentemente encontrado em roupas esportivas e forros de botas, que é impossível de reciclar e um dos maiores responsáveis por liberar microfibras em nossos oceanos.
E não são apenas as roupas sintéticas que causam problemas ao meio ambiente.
O algodão também tem sua culpa.
São necessários 2.700 litros de água para fazer uma única camiseta.
Embora muitas organizações estejam trabalhando juntas para encontrar maneiras de reduzir o consumo de água na produção do algodão, os métodos atuais são ambientalmente insustentáveis.
Os métodos atuais acabarão por impedir que a indústria têxtil mantenha o nível de produção de que precisamos para sustentar nosso estilo de vida.
Como afirma o World Wildlife Fund, “alinhar a produção de algodão mesmo com os padrões ambientais minimamente aceitáveis é uma tarefa desafiadora”.
Nada é simples. Isso não é surpresa. Então o que você pode fazer? Aqui estão algumas idéias:
- Faça seleções cuidadosas sobre as roupas que você compra. Se puder, invista em roupas de qualidade feitas com materiais biodegradáveis, versáteis e duráveis. O preço pode dificultar essa abordagem, mas pode realmente economizar dinheiro no longo prazo.
- Compre roupas econômicas. Se você estiver com orçamento limitado, comprar itens usados pode ser uma maneira administrável de ser um consumidor ecologicamente consciente sem quebrar sua conta corrente.
- Cuide bem do que você tem e conserte-o quando começar a se desgastar. O YouTube é um excelente recurso para aprender a consertar suas próprias roupas. Fazer uma pesquisa básica ajudará você a encontrar tutoriais sobre pontos básicos, como consertar costuras ou costurar botões. Montar um kit básico de remendos também não é uma má ideia.
E, claro, se você tiver alguma dúvida, sua biblioteca local é um bom lugar para começar.
– Hannah Gingrich é assistente de serviços públicos na Biblioteca do distrito de Herrick, na Holanda.
Este Post tem 0 Comentários