Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
As pessoas achavam que a Terra era plana
Muitos acreditam que durante a Idade Média as pessoas achavam que a Terra era plana e que no fim do mundo, na borda, haveria enormes abismos e os mares eram lotados de criaturas bestiais prontas a atacar os navios que se distanciavam das costas dos países.
Entretanto, o mito da Terra plana surgiu comprovadamente durante o século XIX como um erro de interpretação de alguns historiadores e foi difundido até a primeira metade do século XX.
No segmento das embalagens existem muitos mitos sem qualquer embasamento em fatos. Vamos ver alguns:
“O plástico é mais poluente que o papel” .
Isso se dá pelo fato que os plásticos demoram mais para degradar e em geral demoram mais para afundar na água. O papel é mais difícil de voar com o vento, e afunda na água “ desaparecendo “ dos nosso olhos. No entanto, pesquisas e análises de ciclo de vida mostram que produzir papel consome mais energia e água, o papel é mais pesado, ocupa mais espaço, usando mais veículos para o transporte. Por consequência, mais combustíveis são queimados, mais gases efeito estufa são eliminados na atmosfera, sem contar mais congestionamentos em ruas e estradas. A reciclagem do papel consome mais energia que a reciclagem do plástico.
Procure saber mais sobre os materiais que utiliza. Sempre que possível reduza, reuse e recicle.
“Todos os tipos de embalagens podem ser recicladas” .
A reciclagem depende de inúmeros fatores. Desde o descarte seletivo, da existência de instalações de reciclagem em sua região, interesse econômico dos recicladores pelo material e a ausência de contaminantes.
A impossibilidade de reciclagem, ou falta de interesse econômico não é justificativa para descarte inadequado. Descarte corretamente seus resíduos nos recipientes de coleta seletiva, ou na falta, no lixo.
“ Plásticos fabricados a partir de materiais renováveis ( biopolímeros ) são melhores que aqueles de origem fóssil ( gás ou petróleo )”.
Nem sempre um material de origem renovável é melhor que um material de origem não renovável. É preciso levar em conta todos os impactos existentes na produção de determinado tipo de material. Uma boa ferramenta é a chamada Análise de Ciclo de Vida, onde todos os impactos são avaliados, desde o berço até o túmulo. Só a título de informação, não se usa mais a análise berço ao túmulo, agora, finalmente, já se usa o design berço a berço, onde o ciclo de vida deve ser eterno. E isso deveria ser transformado em lei!
Escolha sempre materiais que apresentem um resultado de Análise de Ciclo de Vida mais favorável.
“ Plásticos compostáveis são melhores que os plásticos convencionais e os biodegradáveis” .
Plásticos compostáveis precisam ser coletados seletivamente e destinados a usinas de compostagem. Se a coleta segregada é necessária para que a compostagem ocorra, qual o motivo de usar plástico compostável? Se existe coleta, o melhor seria usar plásticos convencionais ou biodegradáveis e destinar para a reciclagem. O uso de plásticos compostáveis só se justifica quando todo o volume de plástico compostável é coletado e destinado a usina de compostagem, e o composto orgânico resultante for efetivamente utilizado.
Boletim do Instituto IDEAIS de 22 de julho de 2013
Saiba mais sobre plásticos em nosso site.
Instituto Ideais
Visite o site www.i-ideais.org.br
Siga no Twitter twitter.com/InfoIdeais
Siga no Facebook www.facebook.com/pages/Instituto-Ideais
Entre em contato por Email info@i-ideais.org.br
Ou por telefone + 55 (19) 3327 3524
Este Post tem 0 Comentários