Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Audiência Pública sobre o impacto do uso de agrotóxico na Saúde e Meio Ambiente
Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Defensoria da União e Ministério Público Federal convidam a população para audiência pública sobre o impacto do uso do agrotóxico no meio ambiente e na saúde pública em Municípios Paulistas
Quando: dias 29 e 30 de agosto, das 8h30 às 18h
Onde: Auditório João Yunes – Faculdade de Saúde Pública da USP
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, SP
Preocupados com o aumento de câncer entre a população e outras doenças como malformações congênitas em municípios paulistas com intensa atividade agrícola e sua evidência relacionadas ao uso de agrotóxico e com o objetivo de alertar a população para questões socioambientais relacionadas ao uso de agrotóxico como o impacto na saúde e meio ambiente, bem como dar oportunidade para que os tomadores de decisão relacionadas a saúde e meio ambiente apresentem trabalhos realizados no sentido de apoiar a população: a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Defensoria da União e Ministério Público Federal convidam a população para audiência pública com a temática: “ Exposição aos agrotóxicos e gravames a Saúde e ao Meio Ambiente”.
As exposições dos especialistas foram divididas em três temáticas.
Primeiro dia
Manhã
“Informações em Saúde, Consumo e Exposição no Estado de SP, Brasil e Mundo”, da Profª Drª Sonia Corina Hess (Universidade. Federal de Santa Catarina) e do Prof. Dr. Paulo Saldiva (Diretor do IEA-USP), e mediação da Defensora Pública Federal Nara Rivitti.
Tarde
“Geografia da pulverização aérea e dimensionamento dos impactos à saúde e ao meio ambiente”, com Dr. Gabriel Lino de Paula Pires (Promotor de Justiça do Estado de SP, do Grupo de Atuação Especial da defesa do Meio Ambiente – GAEMA – Núcleo do Pontal do Paranapanema), Profª Drª Ada Pontes de Aguiar (Médica e pesquisadora do Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde da Universidade Federal do Ceará) e Prof. Dr. Wanderlei Antonio Pignatti (Universidade Federal do Mato Grosso) e mediação da procuradora de justiça federal Fátima Aparecida de Souza Borghi.
Segundo dia
Manhã
“Governança, conhecimento e estratégias públicas de ação”, com apresentações da Profª Drª Marcia Sarpa de Campos Melo (Unidade Técnica da exposição ocupacional, Ambiental e Câncer do INCA), da Drª Thaís Cavendish (Gerente do Departamento de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos do Ministério da Saúde) e de representantes da Secretaria de Estado de Saúde e Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, com mediação do Defensor Público do Estado de SP Marcelo Carneiro Novaes.
Tarde
Manifestação da Sociedade sobre as questões apresentadas e elaboração de ação conjunta da sociedade e Defensorias Públicas e Ministério Público Federal.
Participam do evento: Leilane Coelho Andre (vice diretora do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais); Dr. Jefferson Beneluz Pires de Freitas ( prof do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e Dra . Evangelina Vormitag médica e diretora presidente do Instituto de Saúde e Sustentabilidade).
Sugestão de Leitura
Publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo
Cidade agrícola no interior de SP tem mais que o triplo de anomalias em bebês
Sugestão de consulta
Observatório de Uso de Agrotóxico e consequências para saúde humana e ambiental no Paraná
Assista
Fonte – Ana Marina Martins de Lima, Ambiente do Meio de 13 de agosto de 2016
Este Post tem 0 Comentários