Entrevista concedida pela FUNVERDE para a revista HM! sobre as malditas sacolas plásticas de uso…
Barbacena, MG – acabou a era das sacolas plásticas eternas
A partir de agora, só oxibiodegradável
Já está valendo. A partir de agora, supermercados, lojas de hortifrutigranjeiros, feiras livres, lojas de alimentos in natura e industrializados em geral, lojas de produtos de limpeza doméstica, farmácias e livrarias devem utilizar somente sacolas de plástico oxibiodegradável.
A Lei nº 4.208 foi aprovada em 16 de setembro de 2009. Os comerciantes tiveram um ano, a partir da publicação, para se adaptarem à regra. Porém a maioria dos comerciantes ainda não está cumprindo o que determina a nova lei. Nos supermercados, por exemplo, 99% ainda utilizam a sacola de plástico normal. A alegação é de que não encontram o produto no mercado.
Quem descumprir fica sujeito primeiro a advertência, multa e até suspensão temporária da atividade. “Cabe ao Ministério Público e ao Município a fiscalização”, ressaltou o autor do projeto, o vereador Luiz Gonzaga.
O processo de degradação do plástico oxibiodegradável é mais rápido porque contém um aditivo que, na presença direta de luz e calor acima de 40°C, entra em funcionamento acelerando o processo. A diferença de preço, no milheiro da sacola comum e da ecologicamente correta, não personalizada, varia em média 10%.
Alguns comerciantes têm personalizado a sacola retornável e oferecido aos clientes. Porém a utilização depende de cada um. A sacola retornável pode ser confeccionada em tecido cru, monocromática, ou em material feito a partir de garrafas pet. Na Silkscollor acima de 100 unidades o valor varia de R$3,50 a R$ 4.
Fonte – Barbacena Online de 18 de outubro de 2010
Parabéns aos políticos de barbacena por livrarem a cidade da maldição do plástico de uso único convencional. Que venham as sacolas retornáveis!
Este Post tem 0 Comentários