Por Jean Silva* - Jornal da USP - 1 de novembro de 2024 - Tucuruvi,…
Baterias utilizadas em mobilidade elétrica podem (e devem) ser reaproveitadas
Por Gazeta do Povo – Sistema Fiep – 17 de agosto de 2022 – Tupy e Senai Paraná desenvolvem projeto que viabiliza o reuso, contribuindo com menor impacto ambiental – Projeto da Tupy com o Senai Paraná possibilitará o reuso das baterias de íons lítio utilizadas em veículos| Foto: Gelson Bampi/Divulgação
Nos últimos anos, as baterias de íons lítio vêm ganhando o mercado de mobilidade por meio de aplicações em patinetes, bicicletas, motocicletas e, principalmente, em carros elétricos.
Pensando nesta alta demanda, a Tupy e o Senai Paraná estão desenvolvendo um projeto que deve permitir a reutilização destas baterias em outros segmentos.
Quando utilizada em produtos voltados à mobilidade, a bateria de íons lítio necessita de um rendimento elevado.
Por isso, a longo prazo, precisa ser substituída para não comprometer o bom funcionamento do equipamento.
Mas, mesmo ao final da vida útil no veículo, existe a possibilidade de células e módulos da bateria ainda serem reaproveitados em outras aplicações, antes de serem destinados à reciclagem.
A Tupy e o Senai Paraná, por meio do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, estão trabalhando justamente no desenvolvimento de um método de validação da bateria para aplicação em segunda vida. Isso porque as células e módulos só podem ser reutilizados após passarem por uma avaliação técnica rigorosa.
Com esse projeto, as instituições pretendem inovar no procedimento de triagem e testes de baterias para aplicação em segunda vida.
Além disso, o estudo tem um impacto ambiental positivo, pois propõe o reuso de baterias, iniciativa que, segundo a hierarquia proposta pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, é anterior à reciclagem.
“Como ocorre com quase todos os produtos que utilizamos, as baterias chegarão ao final da vida em algum momento. Esse tempo está estimado em torno de oito a dez anos. Ou seja, daqui uma década, a maioria das baterias que equipam os veículos elétricos deverá ser substituída por baterias novas”, explica o pesquisador do Senai Paraná, Heverson Freitas.
“Caso não sejam corretamente destinadas, esse volume de baterias se tornará um passivo ambiental gigantesco. É por isso que diversas medidas estão sendo tomadas, incluindo estudos e desenvolvimentos voltados à aplicação dessas baterias em um segundo uso”, completa.
A execução do projeto trará para a Tupy a expertise em análise e elaboração de packs de baterias de íons de lítio de segunda vida, conhecimento que poderá representar uma nova vertente no negócio da companhia.
“Já anunciamos outros projetos de desenvolvimento no âmbito das baterias, porém, dedicados à reciclagem. No caso do reuso, a oportunidade de mercado é outra”, diz André Ferrarese, diretor da Tupy Tech.
“Com a ampliação do uso de fontes renováveis de energia, a intermitência é um fator de preocupação. Por meio das baterias, é possível equilibrar demanda e produção de energia, gerando maior eficiência de operação. Utilizando as de segundo uso, os custos econômicos e ambientais são menores, o que aumenta a viabilidade dos projetos de geração de energia solar e eólica, assim como os postos de carregamento rápido”, finaliza.
Para conhecer mais sobre a atuação do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, acesse aqui.
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