Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil participa da mobilização mundial para a redução e eliminação da poluição por plásticos. Com o alerta da Organização das Nações Unidas (ONU) de que até 2050 os oceanos terão mais plásticos que peixes, o esforço global pela redução desse tipo de resíduo é mais que urgente.
Neste ano, com o tema “Um por Todos e Todos por Zero”, várias marcas se uniram para criar a Liga Zero Descartável e propor um desafio principal aos brasileiros de Norte a Sul do país, além de várias iniciativas voltadas para a conscientização sobre a redução da poluição por plástico, especialmente os de uso único.
A campanha brasileira é braço do movimento mundial #JulhoSemPlástico, organizado em vários países.
Desafio e reflexão
Considerando a necessidade de distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus e, ainda, a necessidade de as pessoas ficarem mais tempo em suas casas, o desafio principal será o “Plástico Social”,que se resume em propor ao público que junte todo o plástico utilizado durante os 31 dias desse mês.
A intenção do desafio é fazer com que cada indivíduo ou família possa refletir sobre a necessidade do uso de cada item e reflita sobre como promover a sua eliminação, substituição ou, ao menos, a redução do seu uso.
“Durante um mês, pessoas e empresas serão desafiados a acondicionar todo o plástico gerado, para visualizar a quantidade deste resíduo que geram. A ideia é que quem participar do desafio possa entender qual porcentagem dos plásticos gerados de fato é reciclável e o quanto não é reciclável. Além disso, entender o quanto seu resíduo plástico auxilia na renda de cooperativas de reciclagem, entendendo o valor que esse resíduo possui”, explica Jessica Pertile, da empresa Beegreen, integrante da Liga.
Julho sem plástico – cada semana uma missão
A Liga Zero Descartável 2020 também propõe o cumprimento de missões semanais, com tarefas possíveis de serem executadas por quem quer contribuir com um mundo com menos plástico. Também serão organizadas lives diárias nas redes sociais da Liga e de seus apoiadores, abordando temas e assuntos afins ao objetivo da campanha.
“Além disso, durante todo o mês, serão compartilhados nas mídias sociais da Liga e das marcas realizadoras, conteúdos e informações sobre a necessidade de olhar para o problema da poluição por plásticos, mostrando soluções executáveis para uma mudança de hábitos definitiva”, informa Viviane Noda, do PorQueNão? Mídia, também integrante da Liga.
Foto: Divulgação
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