Skip to content

Campo Grande, MS – campanha virtual ganha as ruas e troca sacolas plásticas por retornáveis

Você já parou para pensar em quantas sacolas plásticas utiliza por dia? Por semana? Agora tente fazer os cálculos de quanto isso somará no final de um ano. Foi pensando nisso que um grupo de pessoas engajadas em divulgar o consumo consciente do plástico resolveu agir e criar o “Dia 100 Sacola” em Campo Grande.

O projeto se iniciou no mundo virtual e os twitteiros Val Reis, Geraldo Thomas, Liziane Berrocal e Cássio José, resolveram colocar a prática em ação.

“Criamos essa campanha para que as pessoas vejam que usar sacolas retornáveis é um bom caminho para diminuir o uso das sacolinhas plásticas usadas no comércio” explica Val Reis.

Hoje em todo mundo são produzidas 500 bilhões sacolas por ano. Só no Brasil são cerca de um bilhão, distribuídas mensalmente nos estabelecimentos comerciais, ou 66 sacolas por brasileiro ao mês.

“Percebi isso numa pescaria quando olhamos o rio e havia dezenas de sacolinhas brancas que me chatearam bastante, então, conheci outras pessoas que também se incomodavam com esse problema e criamos o movimento” explica Geraldo, um dos idealizadores do projeto e amante da pescaria esportiva.

Para incentivar a população de Campo Grande sobre o assunto, será realizado no próximo Sábado, 28, a partir das 7h30 da manhã na praça Ary Coelho a troca de sacolas plásticas por uma sacola de algodão reutilizável. Cada pessoa poderá levar no mínimo 20 sacolas plásticas que darão direito a uma de algodão.

Idealizada sem cunho político-partidário, o movimento afirma que o destino final das sacolas será a reciclagem e o dinheiro arrecadado com a venda, irá ser revertido a instituições de caridade da Capital.

O problema das sacolinhas plásticas Segundo uma estimativa divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente a cada hora são consumidas cerca de 1,5 milhão de sacolas plásticas no Brasil. Ao final de um dia essa conta chega a 36 milhões.

Anualmente são descartadas inadequadamente 500 bilhões de sacolas em todo o mundo.

Esse material, além de poluente, pode causar outros impactos ambientais, como entupir bueiros, poluir rios e mares, ser ingerido por animais que acabam sufocando, além de ser um meio propagador da dengue, pois acumulam água em terrenos baldios e proliferam os mosquitos.

As sacolas plásticas acabam ocupando muito espaço, depois de descartadas.

Atualmente, 18% do lixo dos paulistas correspondem aos sacos, e menos de 1% desse lixo é reciclado, segundo números da Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo.

Fonte – Dayane Reis, especial para o Midiamax em 22 de novembro de 2009

Foto – Earth911.com: Amanda_Wills

Campanha maravilhosa. Parabéns Val Reis, Geraldo Thomas, Liziane Berrocal e Cássio José. Temos que agir e parar de esperar que o governo resolva nossos problemas, até porque o governo cria problemas, jamais resolve.

Se queremos nosso planeta livre das malditas sacolas plásticas, a única solução é a união dos consumidores para  banir estas sacolas inúteis e que ainda por cima demoram mais de 5 séculos para desaparecer da face da terra.

Que campanhas como estas se multipliquem até que não haja mais nenhuma sacola plástica de uso único na nossa casa, o planeta terra.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top