Por Jennifer Ann Thomas - Veja - 26 de janeiro de 2022 - Defensores do meio…
Canudinhos de plástico, vamos dar um basta?
McDonald’s e canudinhos de plástico, vamos dar um basta?
Está na hora das empresas, especialmente as gigantescas como a McDonald’s, serem um pouco mais responsáveis e pensarem nas futuras gerações. Não é possível que, com todas as informações sobre perda de biodiversidade, aquecimento global e poluição, elas continuem a agir como se não fossem parte disso. McDonald’s e canudinhos de plástico, vamos dar um basta?
Califórnia vai banir canudinhos de plástico
A informação é do site munchies. De acordo com ela, existe um projeto de lei em tramitação no estado americano que propõe que funcionários de restaurantes que ofereçam canudos aos clientes sejam multados em até US$ 1.000 ou até seis meses de prisão. Uma bela medida que deveria ser imitada por todos. Que falta faria um mísero canudinho de plástico, cuja vida útil não passa de quatro minutos? Ainda por cima, por serem feitos de polipropileno e poliestireno eles não são biodegradáveis. A reciclagem do plástico é um drama de nossa geração. O projeto do estado norte- americano é do democrata Ian Calderon. A lei não deverá banir o uso de canudos plásticos, infelizmente, mas fazer com que eles só sejam oferecidos quando solicitados. Já é um começo…
Foto: www.1millionwomen.com.au
McDonald’s usa milhões de canudinhos de plástico todos os dias
O McDonald’s usa milhões de canudinhos de plástico todos os dias. Usados por apenas alguns segundos, depois jogados fora, muitos acabam poluindo os oceanos. Pequeno, leve e difícil de evitar, não é de admirar que os canudinhos despejados no mar fiquem presos nas narinas das tartarugas marinhas, alojados nos estômagos das aves marinhas e acabem na nossa cadeia alimentar depois de serem comidos por peixes.
Podemos conseguir que o McDonald’s abandone seu hábito
Se podemos conseguir que o McDonald’s abandone seu hábito sujo, podemos impedir que milhões de pedaços de plástico entupam nossos oceanos matando os animais.
Só no USA são 500 milhões de canudos usados diariamente
Segundo a campanha The Last Plastic Straw (o último canudo de plástico), só nos Estados Unidos são 500 milhões de canudos usados diariamente. Veja quais os materiais plásticos mais encontrados nas praias dos Estados Unidos.
McDonald’s e canudinhos de plástico, vamos dar um basta?
Diga ao McDonald’s que pare de usar canudinhos de plástico que poluem os oceanos
A poluição provocada pelo plástico é uma das maiores ameaças aos nossos oceanos. E os malditos canudinhos são um dos itens de plástico mais comuns encontrados nas praias, de acordo com o Greenpeace. Um total de 8 milhões de toneladas de plástico terminam em nossos mares a cada ano. Como resultado, estima-se que todos os anos um milhão de aves marinhas e 100 mil animais marinhos – como tartarugas marinhas – morrem.
O plástico não se degrada, mas é dividido em pedaços cada vez menores. Então, esses microplásticos são engolidos por aves marinhas, tartarugas, ou peixes.
Tirar milhões de canudinhos fora de uso seria um passo importante para limpar nossos mares e proteger a vida selvagem dessa ameaça.É bom lembrar que o problema é mundial. Dez países já baniram o plástico.
A importância de denunciar empresas poluidoras
Quando expomos o lado feio de gigantes corporativos – como o McDonald’s – eles tomam medidas para proteger sua marca. E, ao fazê-lo, marcamos uma enorme vitória para o nosso planeta.
Petição internacional contra o Mcdonald’s
Faça sua parte. Assine a petição e compartilhe. Quanto mais pessoas assinarem, mais rápido vamos conseguir.
Assista vídeo de tartaruga com canudinho de plástico preso nas narinas
Referências
https://actions.sumofus.org/a/mcdonald-s-is-polluting-our-oceans/follow-up?member_id=20400630
https://munchies.vice.com/en_us/article/59wn88/california-bill-aims-to-ban-plastic-straws
Fonte – João Lara Mesquita, Blog Mar sem Fim de 23 de fevereiro de 2018
Este Post tem 0 Comentários