Por Elton Alisson - Agência FAPESP - 19 de abril de 2024 - Cerca de 90% da…
Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental – Exposição a Agrotóxicos
Encontra-se disponível o Edital de Seleção de Alunos para a 1ª turma do Curso de Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental: Exposição a Agrotóxicos do Laboratório de Educação a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (LABEAD/IESC/UFRJ).
O curso é gratuito e são oferecidas 500 (quinhentas) vagas destinadas a profissionais com formação de nível superior que trabalham em órgãos públicos federais, estaduais e municipais nas áreas de vigilância, atenção em saúde e áreas afins, envolvidos em estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Laboratório de Ensino a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABEAD/IESC/UFRJ), torna pública a publicação do edital para seleção de alunos para a 1ª turma do Curso de Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental: Exposição a Agrotóxicos, na modalidade autoinstrucional.
O período de inscrições é de 21 de agosto a 25 de setembro de 2017. A seleção de alunos é regida pelo Edital que se encontra disponível na íntegra no Diário Oficial n0 162 de 23/08/17 e no endereço eletrônico do portal do LABEAD.
Para efetuar a inscrição, exclusivamente via internet, é imprescindível realizar o cadastro no portal (endereço: labead.iesc.ufrj.br/eadportal).
Sobre o curso
O Curso de Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental – Exposição a Agrotóxicos é parte integrante do II Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do LABEAD/IESC/UFRJ. Esta oferta é um produto do Chamamento de Propostas de Iniciativas Educacionais aplicadas à Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).
Será privilegiada uma abordagem conceitual multidisciplinar e pretende-se desta forma que o profissional da Vigilância e áreas afins possa vir a contribuir, nos locais onde estiver trabalhando, para a efetiva melhoria das condições de saúde da população em parceria com a comunidade e demais profissionais que atuam nesta área.
O curso tem carga horária de 105 horas, com duração de, aproximadamente, 5 (cinco) meses e será oferecido para todo o território nacional, gratuitamente, no formato autoinstrucional.
Público Alvo
Profissionais com formação de nível superior que trabalham em órgãos públicos federais, estaduais e municipais nas áreas de vigilância, atenção em saúde e áreas afins, envolvidos em estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivo Geral
O Curso de Capacitação a Distância em Toxicologia Clínica e Ambiental – Exposição a Agrotóxicos tem como objetivo capacitar os profissionais nos processos de investigação e monitoramento de populações expostas a substâncias químicas, em particular agrotóxicos, para que os mesmos sejam capazes de implementar e implantar ações de Vigilância em Saúde Ambiental.
Metodologia
O curso será desenvolvido no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através da plataforma Moodle e ofertado na modalidade autoinstrucional.
Número de vagas
1.000 vagas para todo o território nacional, divididas em 2 (duas) turmas.
Material didático
O material didático é composto por roteiros de estudo, materiais de estudo em PDF e biblioteca virtual onde os alunos poderão encontrar referências para aprofundamento nos temas apresentados. O conteúdo é todo ofertado on-line.
Sistema de avaliação
Os alunos terão acesso a avaliações ao longo de todo o curso e a uma avaliação final que engloba todo o conteúdo abordado.
Conteúdo
O curso é organizado em 4 (quatro) módulos subdivididos em unidades:
Módulo 1. Fundamentos de Toxicologia e o Modelo de Atenção à Saúde do Sistema Único de Saúde
Módulo 2. A degradação ambiental: contribuição da Toxicologia Ambiental para a abordagem da saúde
Módulo 3. As Fases da Intoxicação: contribuições da ciência da exposição e da toxicologia clínica
Módulo 4: Vigilância e Atenção à Saúde por exposição a substâncias químicas: agrotóxicos
Certificação
Ao final do curso será fornecido o certificado de conclusão do curso, emitido pela Pró- Reitoria de Extensão da UFRJ (PR-5), aos alunos concluintes que cursarem todos os módulos e forem aprovados com nota final igual ou maior que 7 (sete).
Coordenação: Prof. Dr. Herling Alonzo – UNICAMP
Fonte – LabEAD
Este Post tem 0 Comentários