Por Bruna Bopp - Agência FAPESP – 21 de novembro de 2024 - Uma expedição…
Carro elétrico paga metade do IPVA em SP
Desconto sobre o imposto, concedido pela prefeitura, também se destina a veículos híbridos e movidos a hidrogênio. Benefício é válido para os cinco primeiros anos de tributação sobre carros com valor igual ou inferior a R$ 150 mil.
Veículos elétricos, movidos a hidrogênio e híbridos (que combinam motores elétricos a tradicionais) emplacados na cidade de São Paulo terão desconto de 50% sobre o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
O decreto que institui o incentivo fiscal para veículos não poluentes foi assinado na sexta (21) pelo prefeito Fernando Haddad (PT) e publicado no Diário Oficial do Município neste sábado (22).
Ele regulamenta a lei 15.997, sancionada em maio de 2014, e já está em vigor. De acordo com a ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos), no Brasil sete Estados têm isenção de IPVA para veículos elétricos, e três (SP, MS e RJ), alíquotas diferenciadas.
Apesar de ser um imposto estadual, 50% da arrecadação do IPVA é destinada aos municípios. É desse montante que a prefeitura está abrindo mão: metade da cobrança anual de 1,5% a 4% do valor estimado do veículo.
O desconto será válido apenas para os cinco primeiros anos de tributação sobre veículos licenciados em São Paulo que tenham valor igual ou inferior a R$ 150 mil. A devolução será creditada em conta-corrente com base em solicitação do proprietário junto à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.
O requerimento já poderá ser feito para o exercício de 2014, em formulário físico. A partir do exercício de 2015, ele será eletrônico, aberto anualmente no mês de maio.
Segundo a prefeitura, o objetivo é estimular a utilização de carros não poluentes. Na avaliação da gestão Haddad, a medida segue uma tendência mundial e pode servir de inspiração para o país.
As secretarias de Transporte e do Verde e Meio Ambiente também analisam, a pedido da indústria, a possibilidade de suspender o rodízio para elétricos e híbridos.
Segundo dados da Anfavea (associação que representa as montadoras), em 2014 foram licenciados 855 automóveis elétricos no Brasil. De janeiro de 2015 até julho, 482, ou 0,032% do total.
Em outubro de 2014, a Camex (Câmara de Comércio Exterior) reduziu o Imposto de Importação para veículos híbridos de 35% para alíquotas que variam de zero a 7%, a depender da eficiência energética do automóvel. A norma deixa os elétricos de fora.
Dentre as dificuldades encontradas por quem busca veículos não poluentes no Brasil está a falta de postos de recarga rápida. A ABVE, conta cerca de 50.
Fonte – Brasilagro de 24 de agosto de 2015
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