Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Cidade da Chapada dos Veadeiros mantém horta medicinal comunitária que oferece remédios naturais DE GRAÇA à população
Tosse? Dor de garganta? Gases? Cólica? Enjoo? Enxaqueca? Já pensou poder colher, na hora, remédios naturais para os incômodos que está sentindo? No povoado de São Jorge, que fica na cidade de Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, já é assim.
A comunidade mantém, na rua principal da vila, um horto medicinal comunitário, onde são cultivadas ervas com propriedades que ajudam a aliviar e até curar uma porção de problemas de saúde. A produção (orgânica!) fica à disposição dos moradores da região e também do Sistema Único de Saúde local. Qualquer um pode colher remédios naturais na horta, a qualquer hora e de graça. Já pensou?
Batizado de Plantando Saúde, o projeto é comandado por quatro especialistas da região (Anaí Garcia dos Santos, Eleni Ferreira da Silva, Mauro Alves de Araújo e Mariana Jouvin Abraham) e cultiva também hortaliças, plantas ornamentais, árvores frutíferas e temperos. Isso porque, para eles, verde (de qualquer tipo!) é saúde. Alguém ousa discordar?
O local ainda:
– conta com espaço educativo, que oferece cursos e vivências sobre o tema para adultos e crianças;
– possui uma área de convivência para moradores e turistas, uma vez que a Chapada dos Veadeiros é um destino bastante procurado por viajantes;
– mantém uma estação ecológica, que tem até borboletário espontâneo;
– e é uma graça!
Está aí mais um dos inúmeros motivos para colocar a Chapada dos Veadeiros no roteiro de viagens. A gente recomenda!
Fonte – Débora Spitzcovsky, The Greenest Post de 18 de abril de 2017
Este Post tem 0 Comentários