Por Jennifer Ann Thomas - Veja - 26 de janeiro de 2022 - Defensores do meio…
Cidade troca lixo plástico por passe livre na Indonésia
Além da reciclagem, a ideia é incentivar o uso de transporte público.
Florestas tropicais, águas cristalinas e…muito lixo plástico. A Indonésia é um conhecido destino ameaçado, em parte pelo turismo massivo. Mas, a cidade de Surabaya está buscando fazer sua parte incentivando a reciclagem. Com itens recicláveis na mão, seus moradores podem trocar resíduo por uma passagem de ônibus.
É possível trocar cinco garrafas de plástico, ou 10 copos de plástico, por uma passagem de ônibus no período de duas horas. O câmbio pode ser realizado dentro dos terminais ou diretamente no veículo, literalmente, pagando o bilhete com plástico. Por dia, cada ônibus pode coletar até 550 “libras de plástico”.
Além da reciclagem, a ideia é incentivar o uso de transporte público em uma cidade que prioriza o transporte privado. A estimativa é que 75% das viagens de Surabaya acontecem em carros.
A proposta veio após o exército ser acionado para limpar o rio em Bandung, repleto de lixo plástico. Assim como outros países asiáticos, a Indonésia tem um grave problema com tais resíduos. No início do ano, um mergulhador filmou um “mar de lixo” próximo de Bali: a ilha mais famosa do país. Em campanha da ONU, o governo prometeu reduzir em 70% sua “pegada de plástico” até 2025.
Menos lixo, oremos!
Recentemente, a China anunciou que não seria a “lixeira do mundo” -, referindo-se à importação de resíduos de outros países. Agora a Indonésia cria leis mais rígidas para que a grande demanda dos ditos países “de primeiro mundo” não seja convertida para seu próprio território.
Segundo o Fast Company, a cidade de Surabaya pediu até para líderes religiosos fazerem sermões em prol da redução de lixo plástico. E faz sentido, se a produção seguir o ritmo atual, não há Deus que salve a população do desastre climático.
Fonte – Marcia Sousa, CicloVivo de 26 de outubro de 2018
Este Post tem 0 Comentários