Por Ana Flávia Pilar - O Globo - 11 de novembro de 2024 - Com modelo…
Colaboradores da VIAPAR doam sangue em Maringá
Eles paralisaram as atividades em um ato de amor ao próximo
Um ato em prol da vida. Na manhã desta terça-feira (21) colaboradores da concessionária de rodovias VIAPAR interromperam as atividades para doar sangue no hemocentro do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Um deles foi o almoxarife, Adenilson Adalberto Mechelini. “É um gesto de amor ao próximo, além de uma necessidade, principalmente nesta época de festas quando a demanda aumenta bastante nos bancos de sangue”, comentou.
Quem também não mediu esforços para participar desta ação voluntária foi a assistente administrativo, Yara Maria Ferreira, a qual trabalha no departamento de engenharia da VIAPAR: “É a primeira vez que vou doar. Minha mãe sofreu com uma grave doença e precisou tomar muito sangue, agora é minha vez de ajudar outras pessoas”.
Segundo a enfermeira do trabalho da concessionária, Daiana Cristina Nunes Cavalieri, cada bolsa de sangue pode ajudar a salvar até três vidas, uma vez que se retira o plasma, hemácias e as plaquetas. “Com esta iniciativa queremos conscientizar os colaboradores sobre a importância da doação de sangue e mostrar que a empresa está engajada em causas sociais”, convidou.
A assistente social do hemocentro do HUM, Teresa Maria Pauliqui Peluso, revelou que a unidade necessita de 40 a 50 doadores, diariamente, para que seja feita a manutenção dos estoques. “Existem componentes que vencem em cinco dias, por isso a importância da frequência na doação e de iniciativas como esta. Esse sangue serve para atender 30 hospitais de Maringá e região”, informou. “Todas as pessoas que tiverem entre 16 e 69 anos podem se candidatar a doar”
Lembrando que menores de idade necessitam de um acompanhante legal. O doador também precisa estar em boas condições de saúde, não fazer o uso de determinados medicamentos, pesar acima de 50 quilos, estar descansado e alimentado.
Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 21 de fevereiro de 2017
Este Post tem 0 Comentários