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Coleta seletiva tem novos horários a partir desta semana

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Serviço, que antes era terceirizado, passa a ser executado pela prefeitura de Maringá. Coleta será ampliada, com mudanças de datas nos bairros já atendidos.

A Secretaria de Serviços Públicos (SEMUSP) está reorganizando a coleta seletiva em Maringá. Nos últimos anos, a coleta era realizada por uma empresa terceirizada e, segundo a prefeitura, cobria meta dos bairros.

A partir desta semana, 12 caminhões da SEMUSP – sete caminhões compactadores e cinco furgões próprios para a reciclagem – começam a coletar materiais recicláveis em toda zona urbana, incluindo os distritos de Iguatemi e Floriano.

A prefeitura pede que os moradores fiquem atentos aos dias e horários em que os caminhões farão a coleta, que será realizada em períodos e dias especiais para cada bairro. As regiões que já eram atendidas tiveram rota alterada.

O que separar

A SEMUSP orienta a população que a coleta se restringe a plástico, papel, papelão, metal e vidro, devendo este ser embalado para que evitem cortes nos coletores.

Para os imóveis que não tem contêiner ou local específico para a destinação dos recicláveis, é importante que os materiais estejam separados das lixeiras onde são depositados o lixo orgânico.

Os recicláveis coletados pela SEMUSP serão repassados às sete cooperativas de Maringá. São mais de 150 cooperados que separam e comercializam os materiais para as indústrias de reciclagem.

A diretora de apoio a cooperativas de reciclagem da secretaria de meio ambiente, Vera Lucia Tasca, explica que as cooperativas precisam do material e que a população pode ajudar. “Além de propagar a sustentabilidade ambiental, os maringaenses contribuirão para a geração de renda de diversas famílias”, afirma.

Outras alternativas para destinação desses recicláveis são os ecopontos instalados em órgãos públicos, paróquias, associações e no comércio.

Já medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, pneus, óleos lubrificantes, pilhas e baterias deverão ser destinados aos revendedores, conforme legislação da logística reversa.

Fonte – O Diário do Norte do Paraná de 14 de fevereiro de 2017

Só uma correção: desde o ano passado, quando venceu o contrato com a empresa terceirizada, a coleta já era realizada pela prefeitura, já com esses 12 caminhões que eram da coleta convencional e que foram adaptados pela SEMUSP e os 5 caminhões baú, que foram adquiridos em agosto de 2016.

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