Por Ellen Nemitz · ECO - 18 de dezembro de 2024 - Câmara ressuscitou “jabutis” da…
Como fazer composteira para condomínios
Cada brasileiro gera, em média, quase um quilo de lixo por dia, segundo levantamento feito pelo Selurb (Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana).
Já de acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), os resíduos orgânicos representam metade do total do lixo urbano gerado no Brasil todos os anos.
São resíduos que poderiam ser aproveitados para compostagem, biodigestão e/ou produção energética, mas são encaminhados para aterros sanitários – onde vão contaminar o solo e produzir gases poluentes.
Políticas públicas robustas são necessárias para reverter este cenário, afinal hoje o índice de reciclagem no Brasil é de apenas 4%, ainda segundo a Abrelpe.
Entretanto, do ponto de vista individual e até mesmo em pequenos grupos, é possível amenizar esta realidade por meio da compostagem comunitária, prática que contribui para decompor resíduos orgânicos transformando-os em um rico adubo para as plantas.
Indo além das composteiras domésticas individuais, a compostagem coletiva permite uma gestão mais eficaz e concentrada do lixo.
Mas, para isso, é necessário obter uma unidade de compostagem, o que pode ser construído pelos próprios moradores.
Já pensou em iniciar uma iniciativa de compostagem em seu condomínio, bairro ou com um grupo de amigos?
Se a resposta é sim, saiba que o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal elaborou um projeto-piloto de composteira comunitária a ser implantada em condomínios residenciais e disponibilizou uma cartilha para a população com orientações para a execução da obra.
O sistema de compostagem pode ser construído com diversos materiais, como madeira, cerca de arame, metal, tijolo e, até mesmo, em caixas-d’água ou manilhas de concreto.
A durabilidade e resistência da estrutura vão depender dos recursos utilizados.
Para explicar o passo a passo da criação do equipamento de fácil implementação e de baixo orçamento, confira o Manual de Compostagem em Condomínios Domiciliares.
Este Post tem 0 Comentários